A tendência é que haja segundo turno entre os candidatos Davi Alcolumbre e João Capiberibe. Waldez Góes vem na terceira posição.
No domingo, dia 30 de setembro, foi divulgada a pesquisa de intenção de votos contratada pelo Jornal do Dia, realizada pelo Instituto Guimarães (Guimarães Pesquisas e Consultoria Ltda.) e registrada no Tribunal Superior Eleitoral.
O aspecto técnico foi analisado e considerado conforme as exigências da legislação e dentro dos limites estabelecidos pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral que trata do assunto.
O resultado apurado e divulgado foi o seguinte:
1.º lugar: Davi Alcolumbre, da coligação Trabalho e União pelo Amapá, 27,2%;
2.º lugar: João Capiberibe, da coligação Com o povo pra Avançar, 26,1%;
3.º lugar: Waldez Góes, da coligação Com a força do povo por mais conq., 24,7%
4.º lugar: Cirilo Fernandes, da coligação Amapá que Queremos; 7,3%
5.º lugar: Gianfranco Gusmão, do PSTU; 1,0%
Entrevistados que equivalem a 8,0% do total dos pesquisados, responderam que vão anular o voto ou votar em branco, e 5,7% disseram que ainda não sabem ou não quiseram responder em quem vão votar (indecisos).
A pesquisa confirma a tendência que vinha sendo observada desde o início da campanha com crescimento acelerado de Davi Alcolumbre e queda moderada dos dois concorrentes, João Capiberibe e Waldez Góes.
A primeira pesquisa, realizada pelo Ibope, registrada no TRE/AP e divulgada pela Rede Amazônica, no dia 17 de agosto, já revelava que o candidato Davi Alcolumbre (DEM) estava com crescimento acelerado e os dois principais concorrentes apresentavam desempenho que não sustentava a diferença inicial.
Na segunda pesquisa Ibope, divulgada no dia 17 de setembro, também encomendada pela Rede Amazônica, o quadro já revelava o que se via nas ruas: crescimento do candidato Davi (passou de 20% para 25% das intenções de voto), leve queda do candidato Capi (passou de 33% para 32% das intenções de voto), e leve ascensão do candidato Waldez (passou de 26% para 27% das intenções de voto).
A terceira pesquisa, a que foi divulgada no dia 30 de setembro, pelo Jornal do Dia, também com registro no TRE/AP, confirmou a tendência e mostrou o candidato Davi Alcolumbre (DEM) em primeiro lugar com 27,2%, João Capiberibe (PSB) em segundo com 26,1% e o candidato à reeleição Waldez Góes (PDT) com 24,7%.
A tendência é de que haja segundo turno de votação para o cargo de governado do Amapá, que está marcado para o dia 28 de outubro, entre os candidatos do DEM, Davi Alcolumbre e o candidato do PSB, João Capiberibe.