Em campanha o senador conta com a corrente de mudança que colocou Jair Bolsonaro na Presidência da República.
O senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), com 41 anos, e que começa a segunda parte do seu mandato de oito anos como senador da República, poderá ser a única pedra no caminho de Renan Calheiros (MDB-AL) para mais um mandato como presidente do Congresso Nacional.
Davi Alcolumbre é visto pela oposição a Renan como o mais viável para ser o contraponto. O processo eleitoral no Senado ainda está se desenrolando nos bastidores, mas Davi já recebeu e aceitou convite de vários partidos, entre eles o DEM e do próprio partido do governo, o PSL.
Davi está disposto a participar da disputa, apesar da peleja ser contra um Renan que, aos 63 anos, acumula 4 mandatos como presidente do Senado e 4 mandatos como senador. Em 2025, quando completar mais um mandato, ele terá somado 32 anos de vida no Senado.
Davi está na metade do primeiro mandato de senador, mas é um veterano do parlamento com três mandatos de deputado federal. O amapaense possui grande capacidade de articulação, e está no partido que mais cresce dentro do futuro governo, com três ministérios até agora. Além disso, tem o apoio do próprio PSL e seus quatro senadores eleitos. O DEM elegeu 6 senadores.
Renan tem a favor um sentimento crescente de posicionar o Senado numa condição de independência em relação ao governo Bolsonaro. Além disso, muitos senadores devem favores ao senador alagoano e essa represa de bondade será cobrada. Talvez por isso, Renan já afirme que possui 40 dos 81 votos garantidos.
Davi não tem nada a perder, muito pelo contrário. Por mais que perca a corrida, terá sobre si os holofotes da mídia espontânea que o posicionará entre os grandes do Congresso Nacional, a exemplo do que ocorreu na disputa entre Randolfe (Rede) e Sarney (MDB), em 2011.
Davi poderá ser o diferente, principalmente porque Bolsonaro, via Onix Lorenzone (DEM), vai preferir negociar com ele do que com Renan, que responde a 10 ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes de corrupção. Davi não tem nenhum processo do tipo.
A eleição será logo após a posse, no dia primeiro de fevereiro.