Apesar do discurso de que Jair Bolsonaro se manterá fora das disputas pelos comandos no Congresso, o entorno do presidente eleito começa a trabalhar para fazer Davi Alcolumbre (DEM-AP) presidente do Senado. Cogitou-se escalar um dos quatro recém-eleitos do PSL para concorrer à cadeira. Porém, avaliou-se haver a necessidade de ser alguém conhecido pela Casa e com experiência para fazer frente a Renan Calheiros (MDB-AL). A ideia de lançar um nome do DEM foi avalizada pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

FAZENDO CONTAS
Se o movimento se firmar, será mais uma pedra no sapato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que quer se reeleger presidente da Câmara, mas já enfrenta a ciumeira de outros partidos, ainda sem ministério na Esplanada de Bolsonaro. A eventual candidatura de Alcolumbre ainda tem pouca adesão de colegas. Diferentemente da Câmara, onde o PSL tem 10% dos 513 deputados, no Senado, a sigla conta com 4% dos 81 senadores. A avaliação é de que o democrata pode ganhar força a depender da disposição de Bolsonaro de trabalhar a favor dele e contra Renan Calheiros.

QUEM SERÁ O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA
Na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá a disputa pela Presidência da Mesa Diretora é muito forte, mas disfarçada e procurando passar a impressão de que tudo está muito bem encaminhado. O presidente da AL vai dispor de um orçamento anual de R$ 177.978.288,00 – o que representa uma disponibilidade mensal de R$ 14.831.524,00 considerados, pela população, acima das necessidades do Poder e que tem levado a deputados perderem o mandato.

DILOMAÇÃO
Aconteceu no começo da noite de terça-feira, dia 18, a diplomação dos eleitos na Eleição Regional de 2018. Serão entregues 35 diplomas para 35 titulares eleitos (1 governador, 2 senadores, 8 deputados federais, 24 deputados estaduais). Ainda receberão diplomas o vice-governador, os 4 suplentes de senador e aqueles que ficaram com as primeiras suplências de deputado federal e de deputado estadual. A posse do governador e do vice ocorre no primeiro dia do ano e dos demais no primeiro dia de fevereiro.

VENTANIA
A população ficou muito assustada com a ventania da semana passada quando foram derrubadas árvores, destruídos telhados, tendas da frente do Mercado Central, na Capital, e até a vedação não estrutural da fachada do Aeroporto Alberto Alcolumbre que tem primeira inauguração marcada para os últimos dias de dezembro. Esses “pés-de-vento” desafiam a compreensão da população e causam muito prejuízos para aqueles que ficam sem casa, carro, ou mesmo a condição de sair.

ASFALTO
Até agora o asfalto das principais ruas de Macapá tem aguentado o aguaceiro e os buracos são em pequeno número. Com bases comprometidas e capa asfáltica já com o prazo de validade vencida, os problemas, entretanto, devem afetar, logo no começo do ano, a trafegabilidade nas vias. Outro ponto que precisa de muita atenção das autoridades municipais é a sinalização, especialmente a luminosa.