O Instituto Municipal e a Federação de Turismo do Amapá iniciaram o Censo Turístico de Macapá 2018, ontem, dia 28.
A ação será efetivada por meio de pesquisa censitária nos meios de hospedagens, coleta de dados do setor aéreo, setor gastronômico e público consumidor do município.
A finalidade é identificar, quantificar e levantar o potencial do segmento, além de avaliar sua infraestrutura, as condições em que os estabelecimentos se encontram.
O grande foco é descrever as características, capacidade de atendimento, serviços e principais necessidades do setor turístico. E, posteriormente, ajudar na elaboração de políticas públicas para que possam ser formuladas com foco na elevação do fluxo e do gasto dos turistas neste destino indutor.
O censo já ocorreu em anos anteriores e mostrou que o gasto dos visitantes em 2017 gerou uma receita aproximada em R$ 50 milhões para a economia da capital amapaense.
“Ele possibilitará a atualização dos serviços oferecidos, além da identificação acerca da competitividade do mercado hoteleiro, a criatividade e a sustentabilidade do setor, fortalecendo a imagem turística de Macapá”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Brito.
O censo funciona de forma prática, quando os empreendimentos receberão visitas de técnicos para o levantamento de dados básicos sobre as empresas, que vão desde a capacidade dos hotéis, média de ocupação até serviços oferecidos.
Para o presidente da Federação de Turismo do Amapá, Sandro Belo, as pesquisas no setor são fundamentais para o processo de planejamento e efetiva aplicação do recurso público, além de apontar os campos da iniciativa privada que carecem de investimentos e suas limitações no mercado.
Os recenseadores farão visitas em todos os hotéis, pousadas e similares de Macapá. A apresentação das informações está prevista para ocorrer dia 19 de fevereiro, na sala de reuniões da Prefeitura de Macapá, e contará com o apoio técnico da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTur/AP) na tabulação dos dados.