O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, considerou acertada a decisão do Supremo Tribunal Federal de deixar para a Justiça Eleitoral os processos relacionados ao caixa 2 de campanha. Para o senador Angelo Coronel (PSD-BA), os tribunais regionais eleitorais têm condições de julgar os crimes correlatos, como a lavagem de dinheiro. Mas para Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a decisão do STF enfraquece a Operação Lava Jato.

EMBATE DESNECESSÁRIO
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse à imprensa que não existe a menor hipótese de ele levar adiante qualquer tentativa de investigação contra o Supremo neste momento. Para o democrata, a chamada CPI da Lava Toga criaria um embate desnecessário entre Legislativo e Judiciário. “Não é o momento para discutir isso no Brasil. Não podemos criar um embate desnecessário entre os Poderes”.

BOLSONARO NOS ESTADOS UNIDOS
O presidente Jair Bolsonaro está nos Estados Unidos, onde cumpre agenda que inclui o encontro com Donald Trump amanhã. No domingo o seu primeiro compromisso nos Estados Unidos foi um jantar na residência do embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, com proeminentes da cena conservadora americana. Entre os convidados, o ex-estrategista de Trump, Steve Bannon, e o escritor Olavo de Carvalho, além de autoridades brasileiras e do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.

MEIA VOLTA
Depois de anunciar que renunciaria ao cargo, o vice-prefeito de Santana, Francisco Rozivaldo, o “Nenê do Frango” (PV), desistiu da ideia após uma conversa com o prefeito Ofirney Sadala. No entanto, a crise entre eles dois continua. Disse o vice-prefeito, segunda-feira (18), que já ia protocolar a carta de renúncia na Câmara de Vereadores, e entregar uma cópia ao prefeito, quando foi convencido a mudar de ideia.

CONCILIAÇÃO
Uma audiência de conciliação, realizada na segunda-feira (18), foi mais um passo para destravar o setor produtivo do Amapá, paralisado por um impasse de jurisdição desde o ano passado. Representantes de vários setores econômicos e gestores públicos foram ouvidos numa das várias ações que pedem a retomada dos licenciamentos ambientais. A audiência foi convocada pelo juiz João Bosco Soares, da 2ª Vara da Justiça Federal do Amapá. A OAB acompanha o caso.

IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA
A Secretaria da Receita Federal no Amapá informou que recebeu aproximadamente 16,5 mil declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019 até sexta-feira, dia 15. O órgão recebe as informações desde o dia 7 de março. O prazo termina em 30 de abril. O fisco espera o envio de 76 mil declarações pelos contribuintes amapaenses. A mesma meta definida para 2018. Pelo país, a previsão é receber 30,5 milhões de documentos neste ano.