O governador do Estado demonstrou confiança com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que visa elevar os valores dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que aconteceu na quarta-feira, dia 22, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto, de autoria do senador amapaense Lucas Barreto, segue para votação no plenário e precisa de 49 votos para ser aprovado. Em Função disso já pediu para os deputados aprovarem mais um empréstimo bancário no valor de 120 milhões de reais. Será que ele está agoniado?

ATA N.º 07/2019
No dia 17 de maio de 2019 saiu a 7.ª Ata CEEXT da Terceira Câmara de Julgamento dos amapaenses que fizeram o pedido para serem enquadrados no Quadro em Extinção do Governo Federal. Nesta ata foram apresentados para julgamento 33 processos dos quais 13 foram deferidos e 20 indeferidos. Segundo o Ministério da Economia as atas serão divulgadas todas as sextas-feiras do mês.

PROCESSOS DEFERIDOS
Os titulares dos processos deferidos no dia 17/05 foram de: Alcinete Ferreira dos Santos, Antonio Paulo Pereira Góes, Claudemir Soares Uchoa, Elifalete dos Reis Souza, Francinaldo Socorro Viana Teles, Geovani de Souza Coelho, Iranilde Pinheiro Uchoa, Jane Celeste da Fonseca Amoras, José Alfredo de Almeida Baia, José Maria Gomes, Maria Ilma Miranda Valente, Nandy Lopes de Souza Silva, Waldemar Santos Gonçalves. Estes deverão aguardar os passos seguintes nos e-mails que foram disponibilizados no momento da opção.

ATENDIMENTO NA MATERNIDADE
Superlotação com falta de material hospitalar e em ambientes insalubres fazem parte do dia a dia de mães que acompanham crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá. A situação que mais espanta os visitantes são os “remendos” com esparadrapos em aparelhos usados logo depois do nascimento dos bebês. Muda secretário, muda diretor, só não muda essa rotina que retrata o sistema de saúde pública no Estado.

VIOLÊNCIA
Apesar dos números apresentados pelas pesquisas e mandados publicar pela unidades de segurança do Estado, até agora o que se tem presente é a sensação de que nada mudou. Continuam as execuções, continua a sensação de insegurança e a população, por mais que seja testemunha de tantas tragédias durante os finais de semana, principalmente, não quer aceitar e cobra das autoridades, de forma incisiva, que seja colocado um basta nessa situação.

AS DIFICULDADES ATUAIS DA POPULAÇÃO DE SANTANA
Recebi esta semana de um antigo morador, ex-vereador da cidade de Santana uma reclamação diretamente relacionada à sua cidade, Santana. Aproveitou para comparar a atualidade com os anos anteriores e chegou a conclusão que é a pior situação por qual passa a administração do município. Os próprios moradores resolveram atacar o grande número de buracos nas ruas, concretando as verdadeiras crateras das vias. Na Vila Amazonas já não se tinha como passar de uma rua para outra. Os buracos tomavam conta da rua e da paciência do morador.