Além de falar sobre os tribunais, Carmo Antônio também falou na classificação feita pelo CNJ.
O plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebeu estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio do Amapá para a palestra “Organização do Poder Judiciário”, ministrada pelo desembargador Carmo Antônio de Souza.
Na oportunidade, os alunos do 7º ao 10º semestre foram apresentados à estrutura do Judiciário em âmbito estadual e nacional e obtiveram esclarecimentos sobre a importância das atividades realizadas pela Justiça.
O desembargador Carmo Antônio, além de falar sobre a classificação dos tribunais feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o tempo médio de tramitação dos processos no 1º e 2º graus, deu destaque às técnicas conciliatórias com seus métodos de mediação e de conciliação para a resolução de conflitos.
A professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio do Amapá, Ester Almeida de Souza, destacou que a atividade foi o cumprimento de uma visita técnica que já faz parte da agenda, sendo realizada todos os semestres, com os alunos do curso de Direito.
“Uma situação é você trabalhar a questão teórica, e aqui o desembargador trouxe todo um apanhado mais na prática da estrutura do Poder Judiciário do Amapá e também no Brasil, dando foco aos métodos consensuais de solução de conflitos”.