A Secretaria de Transporte considera que houve uma inadequação do projeto, os engenheiros mais experientes consideram que houve erro grosseiro.
Com previsão de ser entregue para dezembro de 2019, a obra na ponte sobre a Lagoa dos Índios está, mais uma vez, completamente parada. O problema, segundo a Secretaria de Estado dos Transportes do Amapá (Setrap), é a inadequação no projeto.
Questionados, agentes da Secretaria informam que precisam fazer uma adequação no projeto para que a obra siga adiante na sua execução. Mesmo sem detalhar qual o problema que impediu a continuação dos serviços, fontes indicam que houve um erro no projeto, diretamente vinculado às fundações.
Procurado, o responsável pela execução não quis se manifestar, deixando as explicações necessárias, uma vez que a obra é considerada prioritária do Governo do Estado e não poderia sofrer qualquer paralisação – o que torna mais obscura essa situação, pois os contribuintes acabam não sabendo por quanto tempo a obra vai estar parada e, em consequência, por quanto tempo vão continuar no sufoco criado pela expectativa e pelos contratempos de uma obra considerada de muita importância para o sistema Duca Serra.
A Secretaria de Transportes dispõe de profissionais habilitados no cálculo de fundações para obras daquela envergadura, entretanto acabaram não sendo consultados sobre o assunto – o que pode ter levado a falhas no projeto, especialmente no cálculo das fundações e no tipo de fundação escolhida – tubulões. Segundo fontes da própria Secretaria de Transportes o erro vai para algo em torno de 6 metros a mais na profundidade do nível necessário para a estabilidade da obra.
O que estão chamando de adequação no projeto é mesmo um erro de cálculo que poderia comprometer toda a estrutura.
A interrupção do serviço, além dos transtornos que são resultantes da situação, ainda há um acréscimo considerável no prazo de entrega assim como no preço que deverá subir bastante para comprometer o orçamento da Secretaria, segundo a mesma fonte.
A obra ainda se encontra na primeira etapa, pois ainda será feita a fundação que sustentará o lado esquerdo da via, no sentido Macapá/Santana. Essa fase foi iniciada no final de janeiro deste ano, com a previsão de término em 60 dias, A obra já completou 150 dias.
Desde 2017 a construção da ponte é prometida. Em 2018, segundo a Secretaria de Transportes, problemas no envio das máquinas para fazer o serviço atrasaram o cronograma de trabalho.
A obra é orçada, inicialmente, em R$ 8 milhões e compõe o projeto de duplicação da Rodovia Duca Serra, iniciado em 2016.
Apesar da promessa feita em nota oficial de que a obra será retomada na próxima semana, aqueles que estão diretamente envolvidos na obra não deram essa garantia, uma vez que o problema é considerado muito sério e precisa de muito cuidado para não perder tudo o que foi construído até agora.