O percentual levantado no Amapá é maior do que a média nacional, revelando imprudência e irresponsabilidade.
Nem mesmo a multa de R$ 293,00 e 7 pontos na carteira inibe 22% dos condutores amapaenses em dirigir usando o celular. O levantamento é do Ministério da Saúde que, em 2018, ouviu que 22,3% dos condutores usam o aparelho celular enquanto dirigem.
O percentual fica acima da média nacional, que alcançou, segundo aquele ministério o equivalente a 19,5%. Os dados do Governo Federal foram obtidos a partir do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Até 2016, dirigir usando o celular era uma infração média, mas a quantidade de acidentes levou à alteração do Código de Trânsito Brasileiro e agora a infração é gravíssima. O descumprimento da norma representa perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), “usar celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidente”. Digitar mensagem reduz muito o tempo de reação.
Os dados do Ministério da Saúde colocam Macapá na sétima posição entre as capitais brasileiras, a quarta maior taxa do Norte do país, atrás de Belém (24,1%), Rio Branco (24%) e Palmas (22,4%).
Para obter o resultado, o Ministério da Saúde entrevistou em todo o Brasil 52.395 pessoas maiores de 18 anos. A coleta dos dados aconteceu entre fevereiro e dezembro de 2018.

Fiscalização
Para identificar, alertar e reduzir o uso de celular ao volante, Macapá conta com 20 câmeras de monitoramento eletrônico do trânsito da capital, o que é considerado ainda insuficiente para flagrar todos os infratores. A movimentação nos cruzamentos é monitorada pela Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac).