As quatro novas emissoras se juntam às 10 que já estão no ar, entre estas uma em Macapá e outra em Brasília.
Os moradores de Belém (PA), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Boa Vista (RR) já podem ouvir a Rádio Senado e acompanhar o trabalho dos senadores no Plenário e nas Comissões.
As emissoras já funcionavam em caráter experimental e foram oficialmente inauguradas ontem, dia 4 de junho. A solenidade aconteceu na Presidência do Senado e foi transmitida em edição especial do programa Conexão Senado.
Além do presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) estiveram presentes os senadores dos quatro estados contemplados e também o senador Carlos Viana (PSD-MG), que atuará como mediador do encontro.
Em Belém, Aracaju e Boa Vista as rádios vão funcionar a partir de convênios com as assembleias legislativas locais, pelos quais o Senado, que detém as concessões, fornece os equipamentos, e os legislativos estaduais garantem espaço físico e manutenção das instalações. No caso de Maceió, o acordo segue o mesmo padrão, porém foi feito com o Tribunal de Contas de Alagoas.
Com mais essas quatro estações, a Rede Rádio Senado chega a 14 capitais, incluindo Brasília, com um público potencial de aproximadamente 20 milhões de ouvintes.
A Rede Rádio Senado privilegia as atividades legislativas, com a transmissão ao vivo dos trabalhos do Plenário e das Comissões, além de matérias jornalísticas e entrevistas sobre os temas discutidos no Senado Federal e no Congresso.
— Nós oferecemos ao cidadão a oportunidade de ouvir as principais votações e obter informação precisa, imparcial e abrangente sobre a atividade política. Quando levamos isso à sociedade, ela ganha mais instrumentos para o fortalecimento da democracia — afirma o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
A grade da emissora conta ainda com programação musical, programas culturais e reportagens especiais sobre temas de interesse da sociedade, incluindo conteúdos voltados para os estados onde está presente. Por meio da Radioagência Senado, todo esse conteúdo também é disponibilizado gratuitamente para emissoras de rádio de todo o País. Atualmente são mais de 2,6 mil conveniadas nos diversos estados.
As 10(dez) emissoras que já estão no ar são as seguintes: Macapá – AP (93,9MHz), Brasília – DF (91,7MHz), Natal – RN (106,9 MHz), Cuiabá – MT (102,5 MHz), Fortaleza – CE (103,3 MHz), Rio Branco – AC (100,9 MHz), Teresina – PI (104,5 MHz), Manaus – AM (106,9 MHz), João Pessoa – PB (106,5 MHz) e São Luis – MA (96,9 MHz).