O processo começou dia 12 e prossegue até o dia 23 de agosto, com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.
Começou dia 12 e segue até 23 de agosto, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a 1ª edição do Avalia Macapá, que objetiva aferir a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal de ensino, mediante a aplicação de testes padronizados, de acordo com as exigências e padrões estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Este projeto visa atender também a execução das metas números 2, 5 e 7 do Plano Municipal de Educação de Macapá.
Alunos das turmas do 5º ano do ensino fundamental, em 15 escolas da rede selecionadas, com 69 turmas avaliadas, contemplando 1.928 alunos, são o público-alvo.
Doze profissionais da Semed atuam como aplicadores da avaliação, que ocorre de forma online, por meio de uma plataforma virtual, com o uso do software de gestão Visual Class Net, o qual permite avaliar as competências e habilidades esperadas para os anos iniciais do ensino fundamental, nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.
Após a aplicação nas escolas, será possível obter resultados por aluno, por turma e por questão avaliada, a partir do detalhamento dos acertos e erros, nas questões do teste, tendo como base os componentes curriculares avaliados.
Esses resultados serão disponibilizados pela Semed para cada escola participante nos dias 29 e 30 de agosto de 2019.
A leitura e a análise detalhada do boletim com os resultados permitirão que as equipes pedagógicas das escolas possam debater acerca das informações obtidas e, com base no diagnóstico e nas reflexões realizadas, preparar um plano para transformar os dados em trabalho efetivo na escola.
Pretende-se assim consolidar uma cultura de avaliação da aprendizagem, a partir de uma concepção de avaliação mais dialógica, contínua, voltada para a transformação do saber.
A partir desse processo, os profissionais da educação poderão aperfeiçoar suas práticas pedagógicas e, assim, a qualidade educacional. A expectativa é que nas próximas edições da avaliação um maior número de escolas seja contemplado, até uma cobertura total da rede municipal de ensino.