O deputado Federal Vinicius Gurgel (PL-AP) se licenciou da Câmara federal nesta quinta-feira, 05 de dezembro. Sua primeira suplente, a odontóloga Patrícia Ferraz, (PODEMOS), que obteve 12.950 votos em 2018, é quem assume a cadeira, e o Estado do Amapá passa a contar com quatro mulheres na bancada federal, se igualando aos homens.
A jovem deputada Federal, Patrícia Ferraz, começou a legislar na manhã de ontem, e proferiu seu primeiro discurso, após os trâmites internos da Câmara que a legitimaram deputada no período em que o parlamentar Vinicius Gurgel estiver licenciado. O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) foi quem presidiu a solenidade de posse.
A Parlamentar destacou que vai honrar cada voto que recebeu nas eleições do ano passado, “Honrarei todos os 12.950 votos a mim confiados. Meu trabalho no parlamento será pautado pelo respeito, ética e coerência. Defenderei as causas que o povo necessita, incluindo às mulheres, família e à odontologia”, afirmou Patrícia.
Em 2018, Patrícia Ferraz concorreu ao cargo de deputada federal e obteve 12.950 votos totalizados (3,55% dos votos válidos), sendo a sétima mais votada.

Biografia de Patrícia Ferraz

Patrícia Ferraz, Mineira, mas com o título de cidadã amapaense, mérito concedido pela Assembleia Legislativa do Amapá pelo reconhecimento do trabalho prestado por Patrícia a toda sociedade amapaense. Desde 2002 começou a caminhar em terras amapaenses e a cativar amor pelo estado do Amapá. É mãe do Matheus. É cirurgiã dentista e, pela dedicação à profissão, em 2002, foi a primeira profissional a ser contratada no PSF – Programa saúde da família, em Macapá, onde trabalhou por 11 anos.
Entre 2011 e 2013, coordenou o programa saúde bucal no estado do Amapá, período que foi o auge da odontologia pública do estado, com a inauguração do centro de especialidades e a realização do maior concurso público para dentistas especialistas – protéticos e técnicos em higiene dental.
A larga experiência de Patrícia a credenciou em 2016, a ser nomeada coordenadora nacional do programa saúde bucal, pelo ministério da saúde. Desenvolveu ações sociais e trabalhos voluntários no IJOMA – centro de prevenção ao câncer, onde instalou dois gabinetes odontológicos.
Em 2014, Patrícia Ferraz concorreu ao cargo de deputada federal, conquistando a primeira suplência da coligação com 9.678 votos (2,51%) dos votos válidos.
Em 2018, Patrícia Ferraz concorreu ao cargo de deputada federal e obteve 12.950 votos totalizados (3,55% dos votos válidos), sendo a sétima mais votada, mas o sistema eleitoral não permitiu que a mesma se elegesse deputada, e assim, ficou 1ª suplente de deputado federal.

Em 2019 Patrícia recebeu o Título de mérito da odontologia pelos serviços prestados à sociedade pela Câmara de vereadores de Macapá.
Agora em dezembro de 2019, Patrícia Ferraz assumirá o cargo de deputada federal e anseia fazer um excelente trabalho para honrar os eleitores que confiaram o voto a ela. Uma das bandeiras que Patrícia defenderá será o combate à violência Doméstica, pois a mesma já sentiu na pele este tipo de agressão. Mas com muita garra, lutou, enfrentou o medo e venceu. Hoje é referência para muitas mulheres que enfrentam o dilema da violência doméstica. A odontologia também terá prioridade no mandato de Patrícia, ela acredita que este serviço deve chegar a todos, e a valorização dos profissionais da área também merece atenção.
Atualmente Patrícia está filiada ao PODEMOS. Em suas caminhadas, patrícia Ferraz semeia a ideia de que a essência política deve ser a valorização do ser humano. Inclusos o combate efetivo à violência doméstica, a defesa incessante pelo acesso digno à saúde pública, além do resgate da esperança do povo por um estado definitivamente para todos, com oportunidades e direitos iguais.