Ao contrário da notícia veiculada por um jornal da cidade, o repasse de parte dos valores arrecadados pelo governo do estado a título de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação constitucional do Estado e não um favor ou colaboração como transpareceu a matéria. Em Minas Gerais o Estado autoriza a repartição do arrecadado no momento do pagamento.

LARANJAL DO JARI
O senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, esteve na semana passada em Laranjal do Jari cumprindo a agenda que foi prejudicada pelo mal tempo havido no primeiro final de semana de 2020. O senador prestou contas dos R$ 35 milhões que destinou ao município para serem aplicados em 8 projetos em diversas áreas, especialmente na mobilidade urbana, um dos grandes problemas da sede do município. Também reforçou as garantias que já havia assegurado para a retomada da obra da ponte sobro o rio Jari que importa em R$ 45 milhões.

MERCADO CENTRAL
Está programado para depois de amanhã, quinta-feira, dia 16 de janeiro, o recebimento das obras de restauração do Mercado Central, em Macapá. O prefeito Clécio Luis garante que, depois da entrega do mercado para a comunidade, as obras continuarão para recuperação do entrono que, reconhece, está precisando ganhar outra “cara”. Muitos boxes, de madeira ou de alvenaria, destoam da arquitetura e da finalidade do mercado, tanto agora como de sua história.

VIROU RÉU
No dia 24 de junho de 2019, o sargento Manoel Silva Rodrigues embarcou junto com uma comitiva presidencial em Brasília na aeronave VC-2 da Força Aérea Brasileira com destino a Sevilha, Espanha. Naquele dia, ele se apresentou antes da tripulação e entrou no avião junto com as comissárias, sem pesar sua mala de mão, mochila e uma bolsa utilizada para o transporte da sua farda. Já a bordo, o militar chamou a atenção de seus colegas porque posicionou sua bagagem na última poltrona, onde permaneceu durante toda a viagem. Seis meses depois o militar virou réu por tráfego internacional de drogas.

RECONHECENDO AS FALHAS
Durante 26 anos, a República brasileira teve 5 presidentes de um mesmo bloco político. Apesar de partidos, ideologias e comportamentos diferentes, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michael Temer vêm do mesmo grupo que lutou contra a ditadura e defendeu posições progressistas, em graus diferentes, na economia, na sociedade e nos costumes. Analisando o cenário atual o ex-senador Cristóvão Buarque, também do mesmo grupo, reconhece que todos falharam.

ELEIÇÕES 2020
Os partidos políticos resolveram enfrentar a nova realidade com relação à maior novidade das eleições municipais de outubro – a proibição de coligação na eleição proporcional e a obrigatoriedade de divisão dos recursos de campanha de tal forma que, pelo menos 1/3 do total seja destinado a campanhas de candidatas mulheres. Sabendo que a fiscalização será intensa sobre esses dois pontos e sabendo que a campanha não pode ficar travada, os dirigentes partidários estão querendo evitar mais problemas.