A finalidade é garantir que a execução do pleito municipal, seja realizada de maneira segura e eficiente, minimizando os riscos e oferecendo um serviço de qualidade aos eleitores e candidatos.
A Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica realizou a 1ª reunião para comunicar as estratégias para 2020 do Tribunal Regional Eleitoral para as eleições 2020.
A reunião foi voltada aos membros do Comitê de Gestão e Estratégia, bem como os Coordenadores, Chefes de Seção e os Chefes de Cartório da Capital e da 5ª ZE (representante substituto das Zonas Eleitorais do interior) e demais servidores.
Os assuntos abordados foram relacionados ao planejamento das eleições, diplomação, registro de candidatura, segurança dos locais de votação, transparência institucional, Prêmio CNJ de qualidade, Relatório de Gestão – TCU, dentre outros destaques.
As Reuniões de Análise da Estratégia têm como principal objetivo acompanhar a implementação da estratégia por meio do monitoramento dos indicadores, metas e iniciativas constantes do planejamento institucional.
A finalidade é garantir que a execução do pleito municipal, seja realizada de maneira segura e eficiente, minimizando os riscos e oferecendo um serviço de qualidade aos eleitores e candidatos.

Janela eleitoral
A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril.
Também em abril, no dia 4 – seis meses antes do pleito – esgota-se o prazo para que novas legendas sejam registradas na Justiça Eleitoral a tempo de lançarem candidatos próprios às eleições.
Além disso, até o dia 4 de abril, aqueles que desejam concorrer na eleição devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual desejam concorrer e estar com a filiação aprovada pelo partido.
Por fim, essa data também marca o fim do prazo para que detentores de mandatos no Poder Executivo renunciem aos seus cargos para se lançarem candidatos.