O senador Davi Alcolumbre, Presidente do Congresso, parece ser o mais coerentes das personalidades atuais da República, pois analisa as manifestações de rua que estão sendo anunciadas para o dia 15 de março. Ao contrário até mesmo do que disseram alguns ministros do STF, o presidente do Congresso afirma que esse não é momento para ataques a qualquer dos poderes em uma nação que está repleta de problemas e que precisa encontrar a solução para cada um deles.

MUITO CALADOS
Os dirigentes de partidos e filiados partidários, já decorridos dois meses do ano da eleição, se mostram muito calados no que se refere às providências públicas visando a eleição de outubro de 2020. Até mesmo a possibilidade de apresentação de pré-candidaturas tanto ao cargo de prefeito como de vereador, uma liberalidade da lei que foi posta a favor daqueles que pretendem ser candidatos, não está sendo utilizada. As redes sociais se ocupam muito mais com a trivialidade e os assuntos nacionais do que com os assuntos políticos locais.

PROIBIDA A COLIGAÇÃO
Dentre as alterações constitucionais ocorridas nos últimos 5 anos, uma será praticada nas eleições municipais deste ano – a proibição das coligações partidárias nas eleições proporcionais (eleição de vereador) deste ano. Isso modifica, completamente, a forma de sair para a disputa, muito embora o quociente eleitoral e o quociente partidário tenham sido mantidos. Outra novidade é a cláusula de barreira, inserida no processo, que elimina do processo quem tiver menos de 10% dos votos apurados como coeficiente eleitoral.

MACAPÁ E SANTANA
Os municípios de Macapá e Santana, os dois maiores colégios eleitorais de todo o estado, podem alcançar números que superem a expectativa dos candidatos. Assim, Macapá poderá ter mais de que 300 mil eleitores aptos e Santana mais de 80 mil eleitores na mesma condição. Considerando a abstenção histórica dos dois colégios adicionada ao número de votos brancos e nulos, está sendo estimado um quociente eleitoral superior a 9 mil votos. Para Santana, em torno de 4 mil votos. Macapá elege 23 e Santana 15 vereadores.

NA ESPERA
Mesmo com uma estação chuvosa que está permitindo o trabalhar em obras abertas, como melhoria nas rodovias que ligam as sedes municipais, ruas e avenidas das cidades, construção de pontes e obras de arte, até agora a movimentação de homens e máquinas é considerada pequena e insuficiente para executar todo o programa de obras anunciado em janeiro deste ano. Até mesmo as obras que já estavam em andamento no ano passado, como as da Avenida Cora de Carvalho, no centro da cidade de Macapá, estão com os serviços parados.

TRABALHADORES DA INDÚSTRIA LOCAL DESAMPARADOS
Desde 2013 sob intervenção, o Departamento Regional do Sesi e o Departamento Regional do Senai no Amapá, já perderam completamente as diretrizes que justificam a sua existência no Estado. Financiados com dinheiro do contribuinte, aquelas duas unidades da indústria estão deixando os trabalhadores do setor industrial do Amapá completamente desamparados, sem treinamentos e sem atendimentos. O foco das duas organizações está no atendimento geral, agindo como se fosse uma escola particular, atendendo e formando pessoas que não aquelas que têm vínculo com a indústria local.