Durante dois dias de vacinação, foram vacinadas 11.060 pessoas portadoras de doenças crônicas na capital, durante mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação.
Mais uma vez a população compareceu ao chamado para a vacinação contra a gripe movimentando os seis pontos de drive-thru montados pela Prefeitura de Macapá.
Desde o dia 23 de março, a Secretaria de Saúde tem realizado cronogramas de vacinação, de acordo com o recebimento de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Na primeira etapa, foram vacinadas 21.130 idosos; e na segunda, 9.860 profissionais de saúde.
“Trabalhamos de acordo com o quantitativo de doses que são enviadas pelo Ministério da Saúde. Infelizmente, não recebemos doses o suficiente para toda população e, diferente de anos anteriores, a procura pela vacina contra a influenza tem sido grande. Prova disso é que, com poucos dias de vacinação, conseguimos zerar as doses e atingir a meta de 95% de vacinação de cada público”, explicou a coordenadora de Imunização de Macapá, Jorsette Cantuária.
Além dos idosos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, fazem parte do grupo prioritário da campanha as crianças, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
“A vacinação dos demais grupos prioritários será realizada de acordo com a entrega de mais doses da vacina. Tão logo o Ministério da Saúde faça novo envio, a Secretaria de Saúde irá montar os cronogramas de vacinação e estratégias para não gerar aglomerações dos usuários”, concluiu o secretário de Saúde, Eldren Lage.