Até hoje, dia 24, mais 17 milhões terão o Auxílio Emergencial depositado, garante o presidente da Caixa.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em coletiva em Brasília esta semana, informou que a análise dos dados de mais de 24 milhões de brasileiros foram aprovados e a primeira parcela já foi paga. Até hoje, dia 24, mais 17 milhões de pessoas também receberão o auxílio.
No caso de ter sido recusado o cadastro na primeira tentativa é interessante tentar outra vez. Antes é preciso entender que há três hipóteses para a demora da análise: 1) A pessoa não tem direito ao benefício; 2) Análise indefinida, por conta de erros no cadastramento; e 3) Problemas técnicos no aplicativo.
Se seu cadastro ainda está em análise significa, obviamente, que você ainda tem chances.
Agora, se a mensagem Auxílio emergencial não aprovado: você não atende todas as condições para receber o Auxílio Emergencial aparecer, você precisa atentar-se para o motivo da recusa.
A partir desta semana, quem teve o benefício negado, é possível solicitar novamente o auxílio ou contestar a recusa.
Os motivos pelos quais seu benefício foi negado são apresentados no aplicativo. São eles: a) Trabalhador com emprego formal; b) Trabalhador servidor ou agente público; c) Trabalhador que recebe benefício previdenciário ou assistencial; d) Trabalhador que recebe seguro-desemprego; e) Trabalhador com renda familiar mensal superior ao limite, isto é, três salários, sendo meio salário mínimo por pessoa; f) Trabalhador com familiar supostamente falecido.
Se um desses motivos apareceu para você, mas ele não se aplica a você, então você pode sim fazer uma nova solicitação.
É possível que a análise tenha observado dados desatualizados. Talvez você até tenha sido um servidor público no passado ou até tenha recebido seguro-desemprego, por exemplo, mas não tem problema: se hoje você não se encaixa mais nesses perfis, logo, tem direito a solicitar o Auxílio Emergencial.
A pessoa não pode fazer nova solicitação caso seja constatado que o CPF é de alguém que: a) seja falecido; b) cuja família já teve duas pessoas com análise aprovada; c) seja beneficiária do Programa Bolsa Família; d) cujo rendimento anual em 2018 foi maior que R$28.559,70.
Para as pessoas que estão no Cadastro Único e tiveram auxílio negado, essa pessoa pode pedir nova análise. Contudo, essa nova solicitação é negada para aqueles que vivem em famílias que já tenham dois contemplados pelo Auxílio Emergencial.
Se o caso for de erro em algumas das informações na hora do cadastramento, o pretendente pode tentar outra vez desde que atenda aos requisitos. Como o site/aplicativo não permite a edição do cadastro depois que eles são enviados para a análise, o solicitante deve esperar o resultado para fazer uma nova solicitação.
A sua análise pode estar demorando por causa de erros como: a) marcou que era chefe de família, mas não informou nenhum outro membro da família; b) não informou o próprio gênero ou o gênero dos membros da família; c) informou incorretamente o CPF ou a data de nascimento de membros da família; d) prestou informações divergentes entre cadastros de membros da mesma família; e) informou o CPF de algum familiar supostamente falecido.
No caso de auxílios aprovados, mas ainda não recebido, pode ser em relação do tempo decorrido entre a remessa e a aprovação. A Caixa pede de dois a três dias útil para o processamento completo.