Todas as vacinas foram aplicadas no grupo de idosos e de profissionais da saúde. Os demais grupos vêm em seguida.
A Prefeitura de Macapá encerrou a segunda fase de vacinação contra a gripe, direcionada aos profissionais de saúde, mas que também contemplou a população idosa, que foi exclusiva na primeira fase. Esses dois públicos somam 30.990 pessoas imunizadas contra os vírus da influenza A e B.
A campanha, que iniciou dia 23 de março, vacinou 21.130 idosos e 9.860 profissionais da saúde. “Encerramos a vacinação nas escolas, mas o profissional de saúde vinculado à alguma unidade hospitalar continua a ser imunizado em suas próprias instituições com lista nominal, de responsabilidade da unidade em que presta serviço”, explica a coordenadora de Imunização de Macapá, Jorsette Cantuária.
Agora, a campanha segue para os idosos acamados, que serão vacinados pelas Equipes de Saúde da Família em domicílio a partir desta quinta-feira, 2 de abril. Até o momento, o Ministério da Saúde só fez o envio de vacinas para esses dois grupos prioritários. Assim que mais doses foram recebidas, os demais grupos (professores, profissionais da segurança pública e salvamento, crianças, gestantes) também terão um cronograma para vacinação.