São 145 veículos para os 13 municípios do interior e mais o município de Mazagão da Região Metropolitana.
Na sexta-feira, dia 5 junho, noutro importante evento, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, realizou a entrega oficial de 145 veículos, adquiridos com recursos viabilizados pelo parlamentar, no valor de R$ 46.574.779,00.
Quatorze dos dezesseis municípios amapaenses receberam as máquinas: Oiapoque, Amapá, Vitória do Jari, Pracuuba, Porto Grande, Tartarugalzinho, Mazagão, Itaubal, Calçoene, Cutias, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Laranjal do Jari e Ferreira Gomes.


Macapá e Santana não foram incluídos, pois já tinham recebido as máquinas que faziam parte deste mesmo lote que é considerado o maior investimento público já feito em mecanização para o estado, e que será extremamente necessário para a limpeza e manutenção das cidades neste momento de pandemia.
Ao todo são 145 unidades de máquinas pesadas, sendo 61 caminhões – dos quais 19 são compactadores de lixo, 14 tanques-pipa; 14 caçambas trucadas e 14 caçambas tipo toco. Mais 14 patrulhas mecanizadas constituídas, ou seja: 14 motoniveladoras, 28 tratores agrícolas, 14 tratores esteiras, 14 retroescavadeiras e 14 pás carregadeiras.


Por ter sido fabricada por vários fornecedores, parte da frota começou a chegar em março deste ano, de forma gradual. Mas, desde outubro de 2019, o MDR, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, vem trabalhando, junto ao senador Davi, a viabilização desse projeto.
O projeto foi formulado exclusivamente para que os municípios do Amapá que, desde agora, não mais precisem gastar em aluguel de tratores e caminhões para a conservação das vias urbanas e suburbanas do município, bem como apoio para aos que vivem na área rural.