A República no Brasil foi proclamada em 15 de novembro de 1889 e encerrou o Período Imperial, iniciado em 1822, com a Independência. No transcorrer da história brasileira, entretanto, nem sempre a democracia prevaleceu. Passamos por ditaduras, eleições suspensas ou indiretas e cassações políticas. Nossa atual fase democrática ainda é recente. Foi iniciada após a abertura política, que teve seu ápice na primeira eleição presidencial, em 1989, após o fim das eleições indiretas que prevaleceram no período da ditadura militar.

MEDICAMENTOS PARA OS ÍNDIOS
Seis mil comprimidos de Ivermectina e outros dois mil de Azitromicina, usados para tratar pessoas com suspeitas de covid-19, foram entregues, na sexta-feira, dia 19, pela prefeitura de Macapá ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá (Dsei/AP), órgão federal ligado à Secretaria Nacional de Saúde Indígena (Sesai). Adquiridos com recursos de emenda do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a entrega dos medicamentos é resultado de um pedido feito pela coordenação do Dsei/Amapá ao prefeito Clécio Luís. Josiel, primeiro suplente do senador Davi, participou da entrega.

PREFEITO FALA PARA O ESPÍRITO SANTO
O prefeito de Macapá, Clécio Luís e a secretária de Saúde, Gisela Cezimbra, participaram de videoconferência realizada entre Comitê Médico do Amapá, representado pelos médicos Pedromar Valadares e Ana Chucre, e profissionais da área de saúde do Estado do Espírito Santo, presidida pelo senador Marcos do Val. Clécio relatou sobre os resultados que o município de Macapá vem tendo com o uso do tratamento precoce desde que adotaram o protocolo de atendimento, nas Unidades Básicas de Saúde.

MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), anunciou, durante a sessão deliberativa de quinta-feira, dia 18, que pautará na próxima semana o PL 4.162/2019, que define o novo marco regulatório do saneamento básico no país. O relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que iria disponibilizar o parecer para a avaliação dos senadores na sexta-feira, dia 19. A expectativa com a proposta é ampliar a oferta de água tratada à população, medida imprescindível no combate da disseminação e contaminação pela covid-19.

CÂMARA MUNICIPAL DE LARANJAL DO JARI TERÁ 13 VAGAS EM 2021
A partir de 2021, o número de vereadores em Laranjal do Jari passará de 9 para 13. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) aprovou a ampliação, solicitada pela Câmara Municipal, com base na Lei Orgânica do Município. Em junho do ano passado, a Câmara aprovou, por oito votos a um, uma alteração à Lei Orgânica, definindo que a composição da Casa será feita por 13 parlamentares. O principal argumento foi o aumento da população do município, estimada em 50 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

ELEIÇÕES 2020: MUDANÇA DE DATAS
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), participou ontem à tarde, de uma sessão de debates remoto sobre o adiamento das eleições municipais deste ano com a participação do presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. Em entrevista concedida anteriormente o presidente do Senado disse ainda que consultaria os líderes partidários da Casa para que a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que permitirá a mudança das datas do pleito, seja realizada também na próxima semana.