Clécio Luís, do PSOL, é eleito prefeito de Macapá com 50,59% dos votos válidos

Candidato é o primeiro prefeito eleito pelo PSOL em uma capital de estado. Ele derrotou no segundo turno o atual prefeito, Roberto Góes (PDT).
Clécio Luís (PSOL) foi eleito prefeito de Macapá domingo, dia 28. Clécio recebeu 101.261 votos (50,59% dos votos válidos). O adversário, o atual prefeito Roberto Góes (PDT), obteve 98.892 votos (49,41% dos votos válidos).
A eleição foi apertada. A vitória de Clécio Luís só se confirmou depois da apuração de 99% das urnas, quando a diferença de votos não permitia mais a Góes alcançá-lo.
Com a vitória de Clécio, o PSOL conquista a primeira prefeitura de uma capital. O vice-prefeito eleito é Allan Sales (PPS).
O primeiro prefeito do PSOL, sete anos após o registro do partido, foi eleito no primeiro turno (Gelsimar Gonzaga, em Itaocara-RJ).
O prefeito eleito de Macapá acompanhou a apuração na casa de sua mãe, ao lado de familiares. Na manhã do domingo, ao votar, o candidato listou suas prioridades como prefeito caso fosse eleito:
“Nós temos um plano emergencial para os cem primeiros dias que contempla a saúde: colocar os postos de unidade de saúde para funcionar, comprar medicamentos e contratar mais médicos. Quem tem dor, quem está doente, tem pressa. Depois, voltar a limpar a cidade, a fazer coleta regular de lixo, reorganizar o transporte coletivo de Macapá com novos ônibus e itinerários. Arrumar a casa”, declarou.

Perfil
Clécio Luís, 40 anos, está no segundo mandato consecutivo como vereador de Macapá – o primeiro mandato pelo PT e o segundo pelo PSOL.
Geógrafo por formação foi policial civil e, aos 26 anos, secretário estadual de Educação da capital amapaense. Atualmente, é professor da rede pública e suplente do senador e colega de partido do senador Randolfe Rodrigues.

Propostas
Clécio Luís apresentou um plano emergencial de cem dias para a cidade. Entre suas propostas, está a reforma das escolas, a construção de creche e a valorização do profissional da educação. No transporte público, promete adquirir ônibus novos e reformular trajetos, linhas, e melhorar as condições de acessibilidade dos ônibus.
Em relação a saneamento, propõe melhoria nas redes de água e esgoto, com aterro sanitário em consórcio com municípios vizinhos, além de coleta seletiva do lixo. Na saúde, promete concluir a construção do hospital metropolitano e ampliar o programa Saúde em Casa.

Campanha
A coligação de Clécio é formada por PV, PPS, PMN, PCB, PTC e PRTB. No segundo turno, ele recebeu apoio formal do PCdoB e de integrantes do DEM e do PTB. Também apoia o candidato, além do senador Randolfe Rodrigues, a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva.
O PSB, partido do governador Camilo Capiberibe, recomendou o voto em Clécio. Esse apoio rendeu críticas dos adversários do candidato do PSOL, que chegou a ser chamado de “candidato do Camilo” na propaganda eleitoral do outro concorrente, Roberto Góes.

Resultado final do segundo turno
Votos Válidos (excluindo brancos e nulos): 200.153 (96,66%)
Clécio Luís (PSOL): 101.261 (50,59%)
Roberto Góes (PDT): 98.892 (49,41%)
Total de votos: 207.064
Brancos: 2.133 (1,03%)
Nulos: 4.778 (2,31%)

Clécio comemora a sua eleição, em segundo turno, para prefeito de Macapá.