Está ficando madura e mais difícil de ser modificada e firme depois de completar os seus 32 anos ontem, dia 5 de outubro de 2020.
Depois de 116 plásticas, na busca de consolidar a intimidade com os seus seguidores, certamente está mais completa e atual. Foram 108 realizadas com o objetivo comum, 6 (seis) de revisão e absorveu dois tratados internacionais que foram aprovados seguindo as exigências e os cuidados dedicados às outras emendas.
Quando se fala em segurança jurídica, se quer que essa segurança seja firmada nas ordens que orientam o desenvolvimento socioeconômico do povo brasileiro, com a necessária dignidade às vezes tão incompreendida e movimentada ferindo as ordens da Constituição.
No seu conteúdo colocou entre os primeiros artigos aquele que viria a ser considerado motivo de seus codinomes, reconhecendo a sua importância e o zelo que pretendeu oferecer para as relações humanas entre os brasileiros e não brasileiros residentes no Brasil e os não brasileiros de qualquer parte do mundo.
A Constituição de 1988 é um convite para a paz e o prazer de viver, muito embora alguns não gostem disso e, por maneiras diversas, procuram ofender as suas ordens querendo seguir caminhos que ela gosta de ver fechados e pretende que assim seja para sempre.
A Constituição Federal do Brasil extirpa, em qualquer circunstância, todos os meios que demonstre discriminação, seja qual for o motivo e recomenda nas leis que orienta severa punição para aqueles que tentam ludibriar as proteções que estendeu para todos, defendendo a igualdade e não permitindo qualquer espécie de discriminação.
Identificada como a Constituição Cidadã, tendo um papel, desde o seu início, muito mais amplo do que estabelecer um Estado de Direito. Pretende também organizar os espaços para que o povo brasileiro e todos aqueles que vivem no Brasil, vivam em ordem, em paz, e tornando o Brasil cada vez mais independente.
A democracia encontrou um ambiente fortemente instalado para o seu desenvolvimento no Brasil pela Constituição Federal, promulgada pelo Congresso Nacional e acariciada por Ulisses Guimarães como um frágil bebê, sabendo que era um gigante colocado para amaciar as condições do povo que tem o direito de viver em paz consigo e com a Constituição.