Geomembrana é um material sintético que garante a impermeabilização do solo, protegendo a base, dando maior vida útil ao pavimento.
Em continuidade ao trabalho de recuperação da malha viária da Rua Leopoldo Machado, a Prefeitura de Macapá está fazendo a recuperação da base e sub-base no trecho entre as avenidas Timbiras e Felipe Camarão, onde todo pavimento antigo foi retirado e está sendo usada uma geomembrana, para fazer a impermeabilização do solo.
“Nos trechos mais críticos, onde o pavimento desgastado foi retirado, está sendo utilizado a geomembrana, material sintético que serve para fazer a impermeabilização do solo, protegendo a base e evitando que o pavimento sofra com infiltração das águas das chuvas, e dando maior vida útil ao pavimento”, comenta David Covre, secretário municipal de Obras.
Além da utilização da geomembrana na sub-base, antes da aplicação da massa asfáltica, a via receberá a geogrelha, material que já vem sendo utilizado nas obras de recuperação da malha viária em Macapá.

A geomembrana e geogrelha fazem parte de uma tecnologia que precisa ser utilizada nas vias de Macapá devido a quantidade de chuva que por aqui cai no início do inverno amazônico.