Até agora a data provável para o final do apagão é o dia 26 de novembro.
Balsas com geradores térmicos estão próximas da costa do município de Santana. Trabalhos de montagem e ajustes dos equipamentos tiveram início imediato
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, de helicóptero, checou a chegada das balsas que trouxeram os geradores para Macapá. No sobrevoo, com o diretor de operações da Eletronorte, Antonio Pardauil, foi possível confirmar que as duas balsas, que trouxeram os novos geradores térmicos para composição final da produção de energia em Macapá, estavam passando pela costa do Mazagão.
“O mercado consumidor de Macapá será atendido 100% com esses 48 MW que a gente contratou e, com isso, podemos afirmar que a gente sai dessa crise de racionamento e fornecimento intercalado”, assegura Pardauil, diretor de operações da Eletronorte no Amapá.
Como a estrutura inicial de base para colocação dos equipamentos nos parques térmicos de Santana e de Santa Rita, em Macapá, já foi finalizada, equipes com técnicos e engenheiros da Companhia Energética do Amapá (CEA) e da Eletronorte já estão a postos.
“Tudo o que precisa ser feito está sendo feito. Finalmente estamos perto de solucionar tudo isso” – disse o senador Davi.

O senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, acompanhando a chegada dos geradores de energia que atenderão a emergência do setor.