A apuração das eleições municipais de 2020 em 15 (quinze) dos 16 (dezesseis) municípios do Estado revelou que, no interior, novos partidos se tornam protagonista do processo considerando os resultados alcançados na eleição de prefeito e vereadores.
De um modo geral os partidos de centro são os que, no Amapá, se revelaram atraentes para o eleitor e entre os da esquerda, apenas o Partido Democrático Trabalhista (PDT) manteve uma aceitação, por parte do eleitor, considerada razoável elegendo 2 (dois) prefeitos e 16 (dezesseis) vereadores. Os outros partidos de esquerda tiveram desempenho muito fraco ou fraquíssimo.
Entre esses partidos mais a esquerda estão o PDT, já comentado, PT, PSTU, REDE, PTC, PSB, PSOL e PC do B.
O PT elegeu 1 vereador, em Santana, e não elegeu prefeito; o PSTU não elegeu nenhum prefeito e nenhum vereado, o mesmo aconteceu com o PTC e o PSOL. A REDE elegeu 4 vereadores e não elegeu prefeito; o PSB elegeu 1 vereador (em Pracuuba) e não elegeu prefeito, e o PC do B elegeu 2 vereadores (um em Itaubal e 1 em Pedra Branca do Amapari).
Já entre os partidos de centro o DEM foi o partido que apresentou o melhor resultado, reelegendo 3 prefeitos, elegendo 2 e 17 vereadores. O REPUBLICANOS e o PL elegeram, cada um, também 17 vereadores, sendo que cada um dos dois partidos elegeu um prefeito, o REPUBLICANOS, em Pracuuba e o PL, em Itaubal).
O PP fez 2 prefeitos e 16 vereadores; o PTB apenas um vereador; o MDB fez quatro vereadores; o PSL fez um prefeito e 6 vereadores; o PODEMOS fez 2 (dois) vereadores; o PSC 2 (dois) vereadores; o PL um prefeito e 17 vereadores; o CIDADANIA fez 2 (dois) vereadores; o DEM fez 5 prefeitos e 17 vereadores; o PSDB fez 9 (nove) vereadores; o PSD fez 12 (doze) vereadores; o AVANTE fez 1 (um) prefeito e 3 (três) vereadores; o SOLIDARIEDADE fez 4 (quatro) vereadores; o PROS fez um prefeito (Cutias) e 14 vereadores; e o PV fez 1 (um) vereador.