Rodolfo Juarez
As últimas pesquisas já demonstravam que o segundo turno de votação, marcado para o dia 20 de dezembro, uma disputa voto a voto, para saber quem iria para o segundo turno com o candidato do DEM, Josiel. Dr. Furlan (CIDADANIA), Capi (PSB) e Patrícia (PODEMOS) tinham pouco tempo para avançar e ultrapassar, cada um, os candidatos que apareciam embolados na pesquisa de intenção de votos.
Tudo indicava que um dos três candidatos seria o adversário do candidato do DEM. Claro que esses candidatos precisariam, em horas, tentar consolidar os seus eleitores como conquistar eleitores, principalmente dos outros dois candidatos que se apresentavam como dos adversários diretos.
A retaguarda, formada pelos aliados, precisavam entrar “de cabeça” na campanha. O Capi tinha a Rede, que indicara o candidato a vice-prefeito Rubem Bemerguy; o Dr. Furlan tinha o MDB, que indicara a candidata à vice-prefeita Monica Penha; e a Patrícia 19, não tinha onde buscar reforço, pois não fizera aliança para a campanha.
Quando se analisa esse tipo de concorrência para ser resolvida em curto espaço de tempo, procura-se o potencial que pode alterar o cenário. Sem ter onde buscar reforço em uma campanha administrada pela própria candidata (pelo menos era o que parecia claramente), Patrícia 19 não tinha mais o que acrescentar e ainda tinha que defender as suas conquistas.
Os dois que tinham onde buscar reforço e apoio, Dr. Furlan (CIDADANIA) que contava com a militância do MDB, e Capi (PSB) que contava com a militância da Rede Sustentabilidade. Certamente que a militância do MDB é mais ativa do que a militância da Rede Sustentabilidade aqui no Estado do Amapá.
Resultado: Dr. Furlan obteve vantagem, consolidando a sua votação e trazendo a reconhecida (já foi maior) militância do MDB. O resultado foi medido e definido na apuração dos votos a prefeito, no primeiro turno de votação.
Com 10 candidatos é muito difícil alcançar 50% dos votos válidos mais 1 voto válido. Apesar de bem votado, obtendo quase o dobro dos votos dados ao segundo colocado, Josiel (DEM) somou 29,47% (59.511) de todos os votos válidos apurados.
Os eleitores habilitados para votar nas 703 urnas em todo o município de Macapá, nos candidatos ao cargo de prefeito e vice, 292.718 eleitores. Compareceram e votaram 201.909 eleitores e deixaram de votar 75.557 eleitores, provocando uma abstenção de 25,81% neste primeiro turno de votação, um número maior do que os votos obtidos pelo primeiro colocado, 59.511 votos.
O mano a mano do segundo turno já tem dia marcado para acontecer. Josiel (DEM) e Dr. Furlan (CIDADANIA), já estão trabalhando novas adesões e para essas negociações, quem tiver negociadores habilidosos leva vantagem. Josiel, além da vantagem que já traz da votação do primeiro turno, quase o dobro, e Dr. Furlan na tentativa de, em 14 dias, para, primeiro equilibrar o pleito.