Foi o primeiro partido político no Brasil que retirou da sigla o vocábulo “partido”. Teve origem no Partido da Frente Liberal e contribui, decisivamente, para mudar o rumo da abertura política.
A origem do Democratas está no Partido da Frente Liberal (PFL), que teve um papel decisivo na transição democrática, com o espírito reformista característico da legenda.
O grupo de liberais fundadores do PFL abriu uma dissidência no coração do regime militar. Mesmo com o risco de perderem seus mandatos, desceram a rampa do Palácio do Planalto para mudar os rumos da abertura política, tornando-a inevitável.
O PFL participou da vitória de Tancredo Neves no colégio eleitoral em 1985, o que abriu caminho para a Nova República, reforçada pela promulgação da Constituição de 1988. No cenário político pós-redemocratização, o PFL foi peça-chave não só na manutenção da governabilidade das gestões federais, como também na condução das reformas estruturais que garantiram a atualização política, social e econômica do Brasil.

A refundação
Em 2007, quando o Brasil vivia a escalada de um dos maiores surtos de populismo e demagogia de sua história, o Democratas se reposicionou de forma programática.
O nome Democratas, com a abreviação DEM, significou um contraponto ao populismo entranhado nos regimes políticos da América Latina, notadamente em países como Venezuela, Bolívia e Equador, que esfacela as instituições, penaliza a liberdade e escraviza os indivíduos.
Sob nova roupagem, o DEM buscou ser assertivo junto à sociedade, elegendo bandeiras caras à classe média, como corte de impostos, qualidade na prestação de serviços públicos, redução da máquina pública, meio ambiente e segurança. A ideia era modernizar a imagem do partido, trazê-la para perto do cidadão. As lideranças foram atualizadas.
Rodrigo Maia, então com 39 anos, assumiu a presidência da legenda com o compromisso de fazer o novo partido andar com as próprias pernas, de construir uma agenda de poder vitoriosa para a sigla.

Os Democratas hoje
Atualmente o Democratas está forte. Transformou-se no mais coerente, aguerrido e moderno partido do centro democrático nacional. Após doze anos, desde a mudança de nome de PFL para DEM, pode-se dizer que os dias de primavera chegaram.
O partido conta atualmente com uma estrutura sólida em todo o país. Sua atuação legislativa, seja na Câmara dos Deputados ou no Senado, seja nas assembleias estaduais ou nas câmaras municipais, tem sido pautada pelo compromisso com a democracia e ação baseada na competência, inovação e zelo com os recursos públicos.
Como resultado dessas premissas, em 2019 o Democratas alcançou uma conquista histórica: a presidência simultânea das duas Casas do Congresso Nacional, pela primeira vez na história. É a única legenda com nome civil dentro do Palácio do Planalto, na chefia da Casa Civil, além de comandar outros dois ministérios: o da Agricultura e o da Saúde.
Nas eleições municipais deste ano, no Estado do Amapá, elegeu 5 prefeitos e 19 vereadores, sendo 2 vereadores no município de Macapá e o carro chefe da coligação “Amapá em primeiro lugar” que pode eleger o prefeito do município de Macapá, no próximo domingo.

O senador Davi (DEM) foi eleito, em fevereiro do ano passado, presidente do Senado e, consequentemente, presidente do Congresso Nacional.