Conforme o Plano Estadual de Saúde, o imunizante da Oxford/AstraZeneca dará continuidade à vacinação de profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus.
O Amapá recebeu no domingo, dia 24, o 2º lote de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde (MS) contra a covid-19. São 6 mil doses da vacina da Oxford/AstraZeneca.
A aeronave, com o novo lote de vacinas importadas da Índia, foi recebida pelo governador Waldez Góes e equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Superintendência Vigilância em Saúde (SVS).
Logo após o desembarque, as doses foram colocadas em caminhão baú e seguiram escoltadas por viaturas da Polícia Federal até a Central de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (Cadi) da Sesa, em Macapá, onde foi averiguada a integridade do material.
O governador destacou que nesta fase seguirão sendo imunizados, de forma prioritária, conforme prevê o Plano Estadual de Saúde apresentado em dezembro de 2020, profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19.

Distribuição
O secretário estadual de saúde, Juan Mendes, explicou que no domingo foi feita a divisão do lote entre os municípios e na segunda-feira, 25, as prefeituras começaram a fazer a retirada na Cadi.

2ª dose
A AztraZeneca tem prazo de 12 semanas para a 2ª dose, ou seja, 3 meses. Por isso, a orientação do Ministério da Saúde é de que todas as doses sejam utilizadas neste momento para a imunização dos profissionais de saúde, com a garantia do envio da 2ª dose dentro do prazo.
O Amapá aguarda, nos próximos dias, a chegada de mais um lote da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, de São Paulo, produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

O governador do Estado, Waldez Góes, recebeu oficialmente o lote de 6 mil doses da AztraZeneca em Macapá.