Unidade de ensino vai beneficiar moradores da comunidade de São José do Matapi do Porto do Céu.
Como parte da política de fortalecimento da educação no estado, o Governo do Amapá inaugurou na quarta-feira, dia 27, o novo prédio da Escola Quilombola Estadual David Miranda dos Santos, que possui 175 alunos e fica na comunidade de São José do Matapi do Porto do Céu, distrito do Coração, na zona rural de Macapá.
A escola conta com 30 novos ambientes, entre eles, estão: quadra poliesportiva; oito salas de aula e sala de atendimento educacional especializado.
A biblioteca conta sala de leitura, pesquisa e laboratório de informática. A escola também possui depósitos; cozinha com dispensa; área de serviço; refeitório; e nove banheiros.
A professora Russilene Anjos trabalha há sete anos na escola. Atualmente, leciona para alunos do segundo ano do ensino fundamental. Ela acredita que, agora, o espaço tem ferramentas fundamentais para melhorar a educação dos alunos.
“Nós, da comunidade escolar, estamos muito felizes com a nova escola, a expectativa para utilizar as novas salas são as melhores e eu tenho certeza que elas serão ferramentas importantes para nós e para os alunos”, disse a professora.
A comunidade também se sentiu atendida pela nova unidade. O prédio é motivo de alegria para os moradores que sonharam por anos em ter um espaço como este. É o que diz Francisco Gomes, de 69 anos, morador de Porto do Céu e presidente da Associação de Moradores local.
A escola Professor David Miranda dos Santos faz parte das 26 instituições quilombolas de ensino do estado, sendo a primeira a receber a Sala de Práticas Pedagógicas, um ambiente que busca um contexto de educação cada vez mais integrado. O nome da instituição homenageia o professor David Miranda dos Santos, personalidade importante para a comunidade.

Escola Quilombola Estadual David Miranda dos Santos agora conta com 30 novos ambientes, entre elas a sala de práticas pedagógicas.