O Cadastramento dever ser feito no site da Prefeitura de Macapá, mas ainda não tem data para a vacinação.
O cadastro serve para antecipar o fornecimento dos dados daqueles que têm entre 60 e 74 anos de idade e que estão na espera da primeira dose do imunizante contra a Covid-19, em Macapá.
O cadastramento dos idosos entre 60 e 74 anos vai possibilitar o cálculo de quantas doses serão necessárias para vacinar esse grupo de pessoas. Entretanto ainda não há um calendário para atender os idosos que tenham 82 anos ou menos.
A secretária de Saúde, Karlene Lamberg, informou que o cadastro é um requisito para que o usuário seja vacinado. Afirmou que: “Até acima de 60 anos já pode fazer o pré-cadastro no aplicativo alegando que é preciso trabalhar com as informações atualizadas confirmando os números do IBGE”. Conforme as disponibilidades de doses o processo vai avançando nas idades.
Assim que for possível se ter uma ideia de quantidade, após a vacinação de idosos acima de 84 anos, iremos avançar para os idosos acima de 83 anos e assim por diante.
No link para elaboração do cadastro, a página solicita dados como: nome completo, data de nascimento, outros dados pessoais, assim como se o usuário está acamado ou não.
Quem não tiver acesso à internet ou estiver com dificuldade, o idoso deve comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para auxiliar no processo.
No local de vacinação, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência que a equipe vai verificar o cadastro, e após ser confirmado, fará a imunização.

Os que não podem sair de casa
As equipes realizam a imunização de idosos que estão na condição de acamados. Eles também precisam estar previamente cadastrados. Ao todo, 303 doses foram direcionadas para esses usuários.
Ao entregar as doses aos municípios, o governo do Estado garantiu que há doses suficientes para imunizar os idosos cuja idade é de 85 anos ou mais.
Em Macapá, a prefeitura dispõe de 3,2 mil doses direcionadas ao público de 85 anos ou mais. Como sobraram doses dessa etapa, a vacinação segue para os públicos com idades menores.

A vacinação de idosos, em Macapá, tem calendário sem datas.