Está cotado para assumir o cargo de presidente do partido (PTB) no Amapá Kassio Ramos.
O anuncio foi feito pelo ex-deputado federal Eduardo Seabra, atual presidente do diretório estadual do PTB do Amapá. A mudança deve se concretizar na quinta-feira próxima, dia 4, com Kassio Ramos assumindo o comando da legenda no estado.
O PTB foi fundado no dia 5 de maio de1945, quando completará 76 anos. Fundado pelo ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas para, segundo suas palavras, “servir de anteparo entre os sindicatos e os comunistas”.
Foi sucedido por dois partidos após a abertura política do regime militar, após uma disputa pela nova liderança e nome do partido. Parte dos partidários fundaram o atual Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e parte fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), com um viés político-ideológico mais próximo do de Getúlio Vargas.
Kassio tem 41 anos e foi candidato a deputado federal pelo DEM nas eleições de 2018, obtendo 1,10% dos votos válidos.
Kassio é sobrinho do ex-deputado Paulo José e primo do deputado estadual Paulinho Ramos (PL) e da vereadora Adriana Ramos (PSC). O pai, Jupiran da Silva Ramos, já disputou uma das cadeiras na Assembléia Legislativa quando filiado ao PPS foi candidato a deputado estadual pelo PPS.
De acordo com Eduardo Seabra, o PTB busca se reorganizar no Amapá e lançar candidatos nas eleições de 2022. O último destaque eleito pelo partido foi o senador Lucas Barreto, em 2018, que logo depois se transferiu para o PSD. Seabra garante que Kássio Ramos tem apoio total do presidente nacional do partido, o ex-deputado federal Roberto Jefferson.
Atualmente, o PTB do Amapá está sem representação na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Macapá.

O bom trabalho feito por Eduardo Seabra, como sindicalista e ex-deputado federal, marcou um tempo bom do partido.