O governador do Amapá, prefeitos, representante do Ministério da Saúde e gestores de outros estados participaram do evento online.
O Comitê Médico de Enfrentamento à Covid-19 realizou na quarta-feira, dia 14/04, uma live com a participação de gestores que atuam ou atuaram durante a pandemia. O governador do Amapá participou do evento online, que busca trocar experiências sobre o combate ao vírus e como as gestões têm atuado diante dessa crise.
A provocação foi do presidente do comitê, o médico Pedromar Valadares, que atuou como mediador das falas. Foram convidados médicos e representantes de vários estados, inclusive do Ministério da Saúde, que contribuíram com orientações a respeito dos protocolos de prevenção e atenção primária e relembrou que a implantação de protocolos permitiu o Estado avançar em várias frentes de atuação.
Toda a rede de atendimento de saúde para os pacientes acometidos pela covid-19 é resultado do esforço conjunto de vários entes políticos. Além disso, o Estado vem adotando desde o início da pandemia medidas socioeconômicas para minimizar os impactos causados na vida dos amapaenses.
A secretária de Gestão do Trabalho no Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, destacou diversos pontos para que os gestores continuem o trabalho na atenção primária, evitando o colapso das unidades de saúde.
Entre os pontos destacados, a secretária reafirmou a necessidade de mais agentes de saúde em campo realizando telemonitoramento e com transportes adequados para atendimentos, organização das gestões, horários estendidos nas unidades de saúde, adiamento do período de férias de profissionais, controle das áreas de atuação, utilização adequada das vacinas com segurança dos profissionais e organização de filas. Assim como a necessidade de campanhas de comunicação sobre higienização e distanciamento social.
O Ministério da Saúde disponibiliza todas as informações e orientações no site www.coronavirus.com.br.

Relatos de gestores
A live, que está no Youtube, contou com a participação dos prefeitos de Macapá e Santana, assim como do ex-prefeito da capital, Clécio Luís, que atuou em 2020 no enfrentamento à pandemia.
Também Participaram da live convidados para apresentar resultados e relatos o prefeito de Porto Feliz (SP), Cássio Prado; a coordenadora da UTI Covid do Hospital das Clínicas de São Paulo e consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a médica Ho Yeh Li; a secretária de Saúde de Porto de Galinhas (BA), Raissa Soares; o representante da Confederação Nacional dos Municípios, Denilson Magalhães; e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Amapá, Eduardo Monteiro.

A live contou com a presença de várias autoridades do Amapá, de outros estados brasileiros e de representante do Ministério da Saúde.