Fernando França

Os postos de vacinação contra a Covid19 amanheceram lotados nesta segunda-feira, 19. De um lado, os drive-thru localizados na praça Floriano Peixoto, praça do Estádio Zerão, Rodovia do Curiaú e Policlínica, na zona norte. Do outro lado, o posto fixo montado na quadra da igreja Jesus de Nazaré, no bairro de mesmo nome.

Segundo a prefeitura de Macapá, as doses de vacinas nesta segunda-feira são para atender pessoas de idade entre 18 e 59 anos com doenças neurológicas, paralisia cerebral, esclerose múltipla, acidente vascular encefálico (AVE) e pessoas com obesidade mórbida. Foi disponibilizado também vacina para idosos que não tomaram a primeira dose da vacina.

APARTHEID SANITÁRIO

Mas o que chamou a atenção de quem percorreu os pontos de vacinação foi o que poderia ser chamado de “apartheid sanitário”. Enquanto os quatro drive-thru seguiam atendendo normalmente pessoas em veículos motorizados, o posto fixo do bairro Jesus de Nazaré registrou-se uma aglomeração gigantesca de pessoas que, aparentemente, não possuem transportes.

De acordo com informações da prefeitura de Macapá, os drive-trhu estão autorizados a atender pessoas sem transporte, no entanto precisam entrar na fila. “O problema é que não dá para ficar em pé numa fila onde só tem carros, por isso vim pra cá (para o Jesus de Nazaré), e nem sei se vou conseguir me vacinar”, reagiu Melquíades Botelho, de 41 anos.

Para Liliane Furtado, outro problema que levou a aglomeração gigante no Jesus de Nazaré foi porque a prefeitura retirou a vacinação contra covid das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), deixando estas somente para a vacinação contra a gripe. “A prefeitura deveria rever os postos de vacinação. Tiraram das UBSs para deixar o ponto físico só a quadra da Igreja Jesus de Nazaré, sendo que a agora além da 1ª e 2ª dose dos idosos entrou as comorbidades. Uma falta de respeito com a população”, disse ela.

O planejamento feito pela prefeitura, levou a uma divisão natural entre pobres e não pobres, entre famílias que possuem carros e as que não possuem carros. O formato da campanha de vacinação em Macapá nesta segunda-feira, 19, iniciou com maior exposição de pobre e moradores de áreas periféricas ao vírus, o que não se viu nos postos drive-thru.

Completamente expostos ao vírus da Covid19, população cria aglomeração gigantesca no Jesus de Nazaré