Os dois desapareceram desde o dia 8/04, quando saíram para apanhar açaí na zona rural de Calçoene.

As buscas incessantes por Renato Siqueira de Jesus, de 13 anos e Fabrício Oliveira Barbosa, de 14 anos, desaparecidos a quase 15 dias numa área de densa mata na zona rural de Calçoene, no Estado do Amapá. Os adolescentes saíram para apanhar açaí na quinta-feira, dia 8/04, e não retornaram para o acampamento onde estavam a passeio.
O posto de comando da operação de buscas está na sede do município de Calçoene, no norte do Estado do Amapá que conta, agora, com o Exército Brasileiro, unindo forças com o Corpo de Bombeiro Militar, a Guarda Florestal, a Polícia Civil, cães farejadores, Polícia Militar e Grupo Tático Aéreo. Os 51 agentes das forças estão com o comando instalado no prédio da Câmara de Vereadores.

De acordo com o relatório divulgado pelo CBM na sexta-feira, dia 16/04, as estratégias de buscas estão divididas em 3 ações direcionadas ao acampamento de onde eles desapareceram:
1⁰ ação: Montar base para pouso do helicóptero que vai levar equipes de busca do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro;
2⁰ ação: Levar a equipe de investigadores da Polícia Civil com o cão farejador para o acampamento de onde os garotos saíram, para descartar e levantar vestígios de crime;
3⁰ ação: Fazer buscas por rio com apoio do piloto da região e dos guardas florestais em duas catraias.
De acordo com as equipes de procura, a floresta densa é um dos fatores que dificulta a ação das equipes, em função de grandes áreas de mata fechada, pouca habitação, pontos alagados e diversos rios.
O mau tempo também tem retardado as atividades, principalmente por via aérea, onde o helicóptero do GTA deixou de sobrevoar a área diversas vezes em função das fortes chuvas.

Os desaparecidos
Renato Siqueira de Jesus, de 13 anos e Fabrício Oliveira Barbosa, de 14 anos, estavam a passeio pela 1ª vez na região conhecida como Rio Verde. Segundo o Corpo de Bombeiros, a área de onde sumiram fica cerca de 2,5 quilômetros distante de onde eles estavam acampados.
Segundo informações de familiares, eles saíram juntos por volta das 9h de quinta-feira, dia 8/04 para apanhar açaí, prática comum na região. A mãe de Renato ficou preocupada por volta de 13h do mesmo dia quando percebeu que o filho não retornou para almoçar.
Ainda não há indícios do paradeiro dos garotos. O mais próximo de uma pista que as equipes conseguiram chegar, foi quando encontraram uma cadela que estava no mesmo acampamento que os adolescentes. A mãe de Fabrício informou que o animal não pertence a nenhum dos garotos.

Fabrício Oliveira Barbosa e Renato Siqueira de Jesus estão desaparecidos nas matas de Calçoene no Estado do Amapá.