O ministro Gilmar Mendes do STF pediu, na sexta-feira, explicações aos governadores de sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Piauí sobre os recentes decretos que tratam do lockdown e toque de recolher, medidas que são consideradas afrontas à Constituição Federal. O ministro atende ao pedido do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB. Recentemente o STF, por 9 x 2, disse que os estados poderiam baixar decretos neste sentido.

TRANSPARÊNCIA
Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura Municipal de Macapá não estão valorizando os seus respectivos Portais da Transparência. O governo ainda lança alguma informação sobre o processo de combate à Covid-19, mas a Prefeitura de Macapá está negligenciando muito, inclusive se acostumando a postar informação e, logo depois, retirá-las sem nenhuma explicação. Esse procedimento tem confundido os populares e os agentes de saúde que estão na ponta vacinando as pessoas.

TRAPICHE ELIÉZER LEVY
Desde 2011 é mantido completamente fechado, o Trapiche Eliézer Levy está transformado em um dos importantes “elefante branco” do Estado. Até agora não está definido quem assume a responsabilidade pelo funcionamento. Conforme o momento o trapiche é apresentado como estando no organograma da Secretaria de Turismo, em outra no organograma da Secretaria de Infraestrutura. Está completamente fechado à visitação há 10 anos, completados neste mês de abril.

TRANSTORNO
A chuva de sábado à noite deixou várias famílias com os pés de molho. A chuva pesada surpreendeu para essa época do ano e algumas casas daqui de Macapá ficaram alagadas com muita água dentro de casa. A falta de experiência da equipe da prefeitura contribuiu para que as famílias afetadas permanecessem com água nos pés até a manhã do domingo. Algumas soluções estão sendo dadas para alguns pontos, mas a expansão da cidade mostra outros, desconhecidos até agora.

DIFICULDADES
Muitas famílias amapaenses estão enfrentando muitas dificuldades para dispor de alimentos para enfrentar o dia a dia deste tempo de pandemia. O cadastro que chegou a ser prometido para este inverno está completamente fora da programação da secretária da Dra. Patrícia, secretária municipal. A promessa não foi concretizada não se sabe se por falta de equipe, falta de compromisso ou ordem superior.

COMEÇOU A FALTAR
Com o agravamento da situação local, segundo as autoridades administrativas que estão à frente do enfrentamento a Covid-19, a decretação de limitações para abrir as portas ou mantê-las fechada, os empresários não tiveram a confiança necessária para assumir dívidas com os fornecedores e deixaram de repor o estoque que, agora, está chegando ao final. O reflexo vem com a diminuição da variedade e a falta do produto de preferência do consumidor.