Fernando França

O apagão ocorrido nessa quarta-feira, 25, e que deixou sem energia elétrica 13 dos 16 municípios amapaenses, levou a coordenadora da bancada federal amapaense no Congresso Nacional, a deputada federal Aline Gurgel, a reunir os parlamentares do Amapá para moverem uma ação de cobrança junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Apagão de quarta-feira, 25, teria ocorrido por falha na comunicação com o Sistema Integrado Nacional (SIN).

Para Aline Gurgel, “a Aneel precisa adotar medidas e realizar diligências para que se apurem os fatos resultantes da constante falta de energia elétrica no estado. No último dia 18, havíamos enviado mais um ofício para que eles solucionassem o problema”.

Segundo ela, a bancada federal do Amapá vem manifestando constantemente preocupação quanto a qualidade do fornecimento de energia elétrica ao Amapá, e já pediu também providências para notificação em caráter de urgência da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) sobre o apagão dessa quarta-feira.

Desde novembro de 2020, quando o Estado sofreu o primeiro grande apagão que durou quatro dias sem energia nenhuma, o sistema de abastecimento de energia elétrica do Amapá vem registrando várias interrupções por falhar no sistema. A “queda” dessa quarta-feira teria ocorrido após uma falha na comunicação com o Sistema Interligado Nacional (SIN).