Fernando França

De acordo com dados do IBGE divulgados na manhã de hoje, a população do Amapá está estimada 877,613 habitantes. A taxa de crescimento demográfico entre 2020 e 2021 foi de 1,8%. A data de referência das informações é 1º de julho de 2021.

O município de Macapá continua concentrando grande parte da população do Estado – cerca de 70%. De acordo com os dados, Macapá tem 522.357 habitantes. Em segundo lugar vem Santana com 124.808 habitantes, seguido de Laranjal do Jari com 52.302 habitantes e em quarto lugar Oiapoque com 28.534 habitantes.

Os municípios com os menores índices sao Pracuúba com 5.370 habitantes, Serra do Navio com 5.577 habitantes e Itaubal com 5.730 habitantes.

A divulgação anual do dados populacional pelo IBGE são importantes por ser um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos.

Macapá continua concentrando cerca de 70% dos habitantes do Amapá. População geral é estimada em 877,613 mil pessoas.

Efeitos da Pandemia no efetivo da populacional

Esta é a primeira estimativa divulgada pelo IBGE após o primeiro anos de pandemia da COVID-19, e os dados são as primeiras informações estatísticas para subsidiar decisões do poder público.

De acordo com as informações do Instituto, “os números da pandemia certamente têm implicações na população”. O cruzamento de números sobre Registro Civil e do Ministério da Saúde indicam ter havido um número maior de mortes e queda no índice de nascimentos muito acima do que era esperado pelo IBGE.

No entanto, vale ressaltar que a pandemia ainda está em curso e devido à ausência de novos dados a respeito da migração, que juntamente com a mortalidade e fecundidade constituem as chamadas componentes da dinâmica demográfica, ainda não foi elaborada uma Projeção da população para os Estados e Distrito Federal que incorpore os efeitos do contexto sanitário atual na população.

Estimativas da População 2021

As estimativas municipais de população refletem o crescimento população delineado nos últimos dois censos demográficos, realizados e 2000 e 2010 e da Projeção de População prevista para 2021 para os estados brasileiros, atualizada em 2018. O Censo de 2022, por sua vez, atualizará o quantitativo populacional dos municípios, além de toda uma gama de novas informações demográficas, importantes para se traçar o futuro da população no país.

A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de hoje. A nota metodológica e as estimativas das populações para os 5568 municípios, mais Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas em <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=o-que-e>