Fernando França

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, (TRE) tem peregrinando pelos municípios sedes de zonas eleitorais para dialogar e interagir com os eleitores sobre assuntos que considera “sensíveis” atualmente no País. É a “Caravana da Cidadania” interagindo com a população.

Um dos principais assuntos abordados pela Caravana é a propagação de fake news e ataques ao atual sistema eleitoral e às urnas eletrônicas.

Corregedor do TRE-AP, João Guilherme Lages, durante encontro com eleitores sobre segurança do processo eleitoral

Na última segunda-feira, 23, a Caravana esteve no município de Amapá com a programação e contou com a participação da população dos três municípios que compõem a 1ª Zona Eleitoral, Amapá, Calçoene e Pracuúba.

Organizada pelo Corregedor Eleitoral, desembargador João Guilherme Lages, a conversa com a população daquela região foi sobre a credibilidade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral no Brasil, posto em dúvidas a partir de informações e notícias falsas que circulam na internet a partir de grupos contrários a democracia.

Na ocasião, houve demonstração de como funcionam as urnas eletrônicas e como é o processo eleitoral, e também simulação de seria o mesmo processo com células eleitorais. Os eleitores puderam tirar suas dúvidas sobre o processo mais vantajoso.

Durante o encontro, o diretor de tecnologia do TRE Amapá, Emanoel Flexa, falou sobre a segurança do processo eleitoral atual e rapidez com que é realizado. Numa demonstração lógica citou, por exemplo, os principais errou que ocorriam anteriormente durante a apuração de votos impressos, a demorar na apuração e as constantes confusões que aconteciam nos centros de apurações.

Fake news sobre urna eletrônica e processo eleitoral foi o principal motivo do diálogo com a população.

Em paralelo, mostrou a rapidez do voto eletrônico, tanto na hora da votação quando no momento de apuração. Na ocasião, lembrou que o município de Amapá foi o primeiro no país a apurar o resultado das eleições de 2020, “um feito que orgulha todos os envolvidos no processo”, disse em nota o TRE/AP.

Um dos moradores presente no evento Henzo Mira, falou sobre a sua confiança na urna eletrônica e completou: “Essa ação é muito boa para que os munícipes sejam conscientizados da importância da urna eletrônica, pois sabemos que é um instrumento de votação muito difícil de ser burlado”.

“Um feito inédito do Tribunal Regional Eleitoral de ir aos municípios levando informações técnicas, para ouvir e entender a população, incentivando a participação de todos na política, pois é a partir do voto que se transforma uma sociedade”, disse o prefeito Carlos Sampaio, do município de Amapá.

O principal objetivo da Caravana da Cidadania, segundo informações da assessoria de comunicação do TRE do Amapá, é “contribuir levando informação de qualidade e aproximar a população com a classe política e o Poder Judiciário, para que juntos, possamos desenvolver a sociedade amapaense”.