Por Fernando França

As dependências da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) se transformaram literalmente em palco de protestos de artista amapaenses contra a política cultural que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Macapá, tendo a frente do setor cultural o DJ Alain Cristophe. A manifestação ocorreu nessa terça-feira, 21. Na ocasião, pediram a saída de Cristophe do gerenciamento da Fumcult.

Os artistas acusam a Fundação de falta de transparência, falta de conhecimento técnico sobre editais de cultura e um suposto direcionamento no resultado do Edital 001, divulgado na manhã de terça-feira, 21. Os artistas dizem que a maioria dos 120 projetos pré-selecionados são de pessoas “entranhas” ao processo de produção cultural de Macapá.

O Edital 001 da Fumcult trata sobre a seleção de projetos culturais de artistas com carreiras já consolidadas para serem financiados pelo fundo cultural gerenciado pela Fundação, cujo valor disponível é de mais de R$ 700 mil.

A poetiza e escritora amapaense Carla Nobre, disse durante reunião com o presidente Alain Cristophe estar indignada falta de transparência no processo de seleção, como as notas de avaliação dada pelos jurados para cada projeto e que não foram divulgadas, o que permitiria cada autor saber “onde errou” e assim questionar o resultado por meio de recurso jurídico, uma exigência permitida por lei. Foram quase 700 projetos inscritos e 120 pré-selecionados. Ficaram de fora nomes como Nonato Leal, Grupo Raízes do Bolão e outros autores com mais de 30 anos de carreira.

“Sou poeta, com 20 anos de carreira, tenho livros publicados e já fui várias vezes premiada pelo meu trabalho. Não sabemos quem foi que nos julgou, quem são esses avaliadores. Não sabemos qual foi a nossa nota. Isso não ficará por aqui, vamos em busca de nossos direitos, vamos acionar o Ministério Público. Este ano não tivemos Macapá Verão, nem aniversário da cidade, o que estão fazendo com o Fundo Municipal de Cultura?”, questionou a escritora.

Em nota, a Fundação Municipal de Cultura informou que o resultado preliminar do Edital de Cultura 001/2021, publicado nesta terça-feira, 21, é resultado da análise técnica realizada pela comissão de “pareceristas” (julgadores) nacionais que compõem o processo de seleção, conforme exigência do próprio segmento. O resultado final do certame ainda será divulgado na segunda-feira, 27.