Fernando França

Artistas do movimento cultural amapaense voltaram a fazer protestos na manhã de hoje, desta vez, em frente ao prédio da Prefeitura de Macapá. Eles cobram do prefeito Antônio Furlan a exoneração do presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Alain Cristophe.

Os artistas acusam Cristophe de beneficiar pessoas alheias ao movimento cultural na seleção de projetos culturais a serem financiados pelo fundo cultural do município, cujo valor total da verba é superior a R$ 700 mil.

Eles temem ainda que recursos do governo federal na ordem de R$ 1,400 milhão sejam devolvidos por falta de elaboração adequada de políticas para o setor.

A falta de transparência e de conhecimento técnico sobre editais de cultura e o suposto beneficiamento de pessoas de fora do movimento cultural, está relacionado ao Edital 001/2021, cujo resultado do processo de seleção, divulgado na manhã de terça-feira, 21, e provocou a revolta dos artistas.

O Edital 001 da Fumcult trata sobre a seleção de projetos culturais de artistas com carreiras já consolidadas para serem financiados pelo fundo cultural gerenciado pela Fundação.

O presidente da Fundação Cultural, Alain Cristophe, em reunião ocorrida na última terça-feira, 21, com uma parte do movimento, assumiu ter deixado de fora da processo de seleção artistas com carreiras consolidadas, “com capacidade, inclusive, de participar de editais nacionais”. Cristopher disse que o edital 001/2021 será revisto.

No entanto, os artistas não querem mais somente a revisão do edital, pedem a exoneração do presidente da Fumcult.