Maquinário no valor de R$ 24 milhões agora é patrimônio das prefeituras e vetor de desenvolvimento dos municípios

Nesta segunda-feira (04), o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, a convite do senador Davi Alcolumbre (Democratas – AP) participou da entrega de uma frota de 78 máquinas para as prefeituras do Estado. Esses equipamentos se somam às outras 145 que foram entregues pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) aos municípios do Amapá em 2020, totalizando uma frota de 223 veículos. A solenidade ocorreu na Expofeira, em Macapá.

Geração de emprego e renda

“As máquinas e os equipamentos que a Codevasf está entregando aos municípios vão permitir a manutenção dos ramais, o desenvolvimento de atividades produtivas, facilitando o escoamento da produção e a circulação de pessoas e mercadorias, com consequente geração de emprego e renda”, ressaltou o senador Davi, responsável por garantir os recursos para a aquisição das máquinas e equipamentos, tanto em 2020 quanto agora, em 2021.

Marcelo Moreira reforçou o compromisso da Codevasf com o desenvolvimento.

“As prefeituras têm recebido, da Codevasf, importante suporte para que fortaleçam sua capacidade de construir, produzir e promover desenvolvimento. Os investimentos são significativos e integram um conjunto de ações que a companhia tem empreendido em toda a sua área de atuação. O maquinário entregue hoje, no valor de R$ 24 milhões, passa agora a ser patrimônio das prefeituras e vetor de desenvolvimento dos municípios”, assinalou Moreira.

Marco histórico com Codevasf

O senador Davi Alcolumbre foi o autor do projeto, que deu origem à lei, que estendeu a atuação da Codevasf para o Amapá (Lei 14.503/2020). Davi antecipava, ainda durante a tramitação da proposta no Congresso Nacional, que a chegada da Codevasf ao Amapá representaria um marco na história do estado.

“Todos nós sabemos do esforço do senador Davi para estender a Codevasf para o Estado do Amapá, proporcionando um incremento dos avanços produtivos locais, que é algo do qual todo município sempre necessita”, sintetizou o prefeito Furlan.

“É da essência da Codevasf promover o desenvolvimento e sabemos da capacidade técnica da empresa, que atua em diversas áreas, como em infraestrutura e no fomento a cadeias produtivas regionais. Então, não tenho dúvida de que teremos uma história antes da implantação dessa empresa, aqui no Amapá, e outra depois”, defendeu Davi.

Amapá já recebeu 223 máquinas

Foram entregues 78 máquinas e equipamentos, como tratores, caminhões, motoniveladoras, retroescavadeiras, pá-carregadeira e escavadeira hidráulica, beneficiando os municípios do estado. O município de Serra do Navio foi contemplado com máquinas suficientes para atender sua demanda ainda em 2020, quando o Amapá recebeu 145 equipamentos, também através de articulação do senador Davi.

Com isso, somadas as entregas realizadas em 2020 com as de agora, o Amapá recebeu 223 máquinas para incrementar a agricultura, gerar emprego e promover um desenvolvimento inédito no estado.
Sem falar que parte desse maquinário também vai auxiliar na limpeza urbana das cidades, no acesso dos amapaenses à água potável e, também, na manutenção dos ramais, o que é fundamental para todo o Amapá, tendo em vista que muitas estradas, vias e acessos são de terra.

Este ano, Macapá, com 28, e Santana, com 20, são as cidades que mais receberam máquinas. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) também recebeu 5 tratores com grades niveladoras.

“A aquisição dessas máquinas e equipamentos é de suma importância para a agricultura familiar do estado e demonstra o compromisso do senador Davi com o setor agropecuário do Amapá”, pontuou Hugo Paranhos, diretor do Rurap.

Trabalho para melhorar

Para o senador Davi, as máquinas ampliam a qualidade de gestão das prefeituras, porque são instrumentos valiosos para a melhoria da estrutura produtiva, especialmente da agricultura, geram empregos, impulsionam o desenvolvimento econômico, e garantem comida na mesa dos amapaenses.

“Este é o nosso trabalho. Carrear os recursos para melhorar a infraestrutura e desenvolver o Amapá. E esse é um passo gigantesco para fortalecer a agricultura. 70% dos alimentos vem da agricultura familiar. Essas máquinas vão melhorar a nossa piscicultura, são máquinas importantes que vão poder promover o desenvolvimento econômico, gerando riqueza e agregando valor”, pontuou o senador.

Participaram da entrega dos maquinários o governador do Estado, Waldez Góes; o prefeito de Macapá, Dr. Furlan; os deputados federais, Aline Gurgel, André Abdon, Pedro Dalua, vereadores, deputados estaduais, agricultores rurais, além dos prefeitos dos municípios.

Governo entrega combustível

O governo do Estado também deu o combustível para as máquinas. O governador Waldez Góes fez a entrega dos cartões para abastecimento de combustível de máquinas e equipamentos em serviço que estiverem a serviço de obras de limpeza e de conservação de ramais e estradas vicinais dos municípios de Amapá, Tartarugalzinho e Porto Grande, objeto de convênios firmados entre o GEA/Setrap e as prefeituras.

Waldez assegurou que os demais municípios receberão o cartão nos próximos dias.

Depois da Expofeira, a comitiva seguiu para Santana, onde, na avenida do mesmo nome, foi feita a entrega das 20 máquinas destinadas àquele município.