Plataforma trará mais transparência, controle e organização sobre a marcação de consultas oncológicas.
O Governo do Amapá vai lançar uma plataforma informatizada para o agendamento de consultas, retornos e acompanhamento pós-cirúrgico para pacientes atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).
O sistema, previsto para começar a funcionar em novembro, trará mais transparência, controle e organização sobre a marcação de consultas oncológicas, além de trazer mais comodidade para o paciente, que não precisará mais se deslocar até a unidade para fazer o agendamento das consultas ambulatoriais, de retornos ou pós-operatórias.
Ao fazer a solicitação de consulta pela primeira vez, além dos dados cadastrais, o paciente deverá anexar no pedido documento de identidade com foto, comprovante de residência, o encaminhamento médico para o especialista responsável e um exame comprovando a suspeita ou confirmação da doença.
Após a confirmação da solicitação, o paciente receberá um número de protocolo para acompanhar a solicitação ou poderá usar o CPF cadastrado para verificar o andamento, a consulta será agendada pela equipe assim que forem analisados todos os dados.
Caso a equipe detecte algum problema com os dados ou documentos cadastrados, o sistema deverá mostrar ao solicitante para que ele possa retificar a informação e reenviar o pedido.
A plataforma foi desenvolvida pelos técnicos da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de acordo com as necessidades apresentadas pela equipe técnica da Unacon através de reuniões de alinhamento.
Pacientes que já são atendidos na Unacon e possuem atendimentos agendados terão suas consultas mantidas. Só precisarão usar o sistema ao realizar novas solicitações após a ativação da plataforma, o que deve acontecer ainda neste mês de novembro.
O agendamento de quimioterapias e cirurgias oncológicas continuam sob responsabilidade da equipe médica e do setor de regulação do Hcal. Casos de urgência e emergência de pacientes oncológicos continuarão a ser atendidos no pronto atendimento da Unacon, disponível 24 horas.

A plataforma está prevista para começar a funcionar neste mês de novembro (Foto: Arquivo da SESA).