Rodolfo Juarez

Hoje, 11 de dezembro de 2021, Dia do Engenheiro, fica indelevelmente marcado no meu coração, como o dia da mudança da minha filha caçula que durante 23 anos morou comigo e que agora sai pra viver a sua vida, juntamente com aquele que escolheu para casar e ser seu parceiro nas decisões que têm que tomar e os caminhos que precisam ser trilhados.
Sou pai de quatro filhas.
Todas maravilhosas, respeitosas e com caminhos perfeitamente definidos.
Quando a primeira filha saiu de casa, ficaram três. Os argumentos era de que ainda havia com quem me preocupar, ficar alerta, acompanhar nas decisões e confiar nas escolhas. Depois mais uma sai e, em seguida, a terceira.
Todas fizeram muita falta!
Ainda tinha a Renata. Mas o tempo não para. Pareceu que rapidamente saiu do maternal e terminou o ensino fundamental. O ensino médio foi em um “piscar de olhos”, mas ainda faltava o ensino superior, e ela escolheu Psicologia. Imaginei, são pelo menos mais cinco anos. Mas, passou! E rápido…
Noivou, casou, definiram onde morar, compraram casa, adaptaram para as suas necessidades e, como esperado, voou para o novo “ninho”, deixando para os que ficaram uma imensa saudade do cotidiano que foi, enquanto estava ela aqui.
As graças dadas ainda não superam a nova realidade, ainda esbarram no costume acostumado por mais de duas décadas. Estamos vivendo um momento de difícil adaptação, mas de reconhecimento e respeito à escolha da caçula.
Avante vida! É assim mesmo!
E graças a Deus que foi assim, graças a Deus que podemos viver essa realidade, nós todos, irmãos, irmãs, cunhados, cunhadas, primos, primas, sobrinhos, sobrinhas, mãe, pai e avós.
Já havíamos integrado a nossa família, a família do Rick, que passa a ser uma só, justificando a decisão da Renata e do Rick como, além do entendimento, tem a força de aumentar os compromissos, garantir as relações e fortalecer a cada um.
A incrível força da vida cria situação inusitada: a separação que junta, que fortalece e que engrandece a família em todos os sentidos.
A bençãos que a Renata recebeu do pai e da mãe no momento da saída foram no sentido das novidades que serão encaradas pelo casal daqui em diante. Questões que não estavam na rotina, entram para exigir novos comportamentos, novos entendimentos e mais compromissos em nome da paz e da harmonia familiar.
Que Deus abençoe o casal, ao lar em que construíram e o companheirismo que garantiram fortalecer a cada dia.