177 mil pessoas não tomaram nenhuma das doses, mesmo com a ampla disponibilidade dos imunizantes. Público representa cerca de 30% da população acima de 12 anos de idade.
O Governo do Amapá definiu a estratégia de como pretende alcançar cerca de 177 mil pessoas que ainda não tomaram nenhuma das vacinas contra a covid-19. Os dados fazem parte de um levantamento do Estado sobre o índice de “atrasados da vacina”, pessoas que deixam de procurar a imunização contra o vírus mesmo com a ampla disponibilidade dos imunizantes.
O superintendente de Vigilância em Saúde (SVS/AP), Dorinaldo Malafaia, avaliou os impactos da baixa adesão desse público no enfrentamento à pandemia.
Disse: “Este número representa, aproximadamente, 30% da população vacinável, parcela alta do público e que está relacionada ao aumento de casos de Covid-19 no estado, sendo a ampla vacinação uma das principais estratégias de controle da pandemia, e requisito para a flexibilização das medidas de proteção à vida e à economia”.
A população vacinável no Amapá é de 668.614, considerado as pessoas a partir de 12 anos de idade. Os números são da SVS.

Estratégias para ampliar a imunização
Alcançar todo o público vacinável é essencial para que o Amapá mantenha o status de baixo risco para a covid-19, uma vez que o Parecer Técnico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), divulgado na última segunda-feira, dia 6, aponta aumento de casos e de internações no estado.
Por isso, o Governo realizará uma grande ofensiva de vacinação com campanhas em áreas de grande circulação, como shoppings; vacinação de casa em casa; vacinação noturna e aos finais de semana; exigência de esquema vacinal para grandes eventos; além de imunização em áreas quilombolas, ribeirinhas e indígenas.

Completar o ciclo vacinal é uma das principais medidas de controle da pandemia. (Foto: José Baia/SECOM)