Alunos do ensino médio de escolas públicas que cursam a partir do 1º ano em 2021 podem participar.

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Programa Jovens Embaixadores. O projeto oferece aos estudantes de escolas públicas que cursam o primeiro ano do ensino médio no Amapá em 2021, a chance de participar de um intercâmbio nos Estados Unidos da América (EUA), com previsão de viagem para julho de 2022.
O foco do programa é selecionar jovens empreendedores que, por meio de ações criativas e inovadoras, possam gerar benefícios e ajudar a promover o bem-estar social em suas comunidades.
Os interessados em participar do programa têm até o dia 9 de fevereiro de 2022 para preencher a ficha de inscrição, disponível no site da Seed.
Nessa edição, serão selecionados 50 estudantes de todo o país para um intercâmbio de 3 semanas. Eles terão a oportunidade de conhecer o país norte-americano com todos os custos cobertos pela organização do programa, que é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos.

Pré-requisitos
Os participantes precisam ficar atentos durante e inscrição e atender aos seguintes pré-requisitos: ser brasileiro; ter idade entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; estar matriculado no Ensino Médio da rede pública federal, estadual e municipal; ter cursado ou cursar pelo menos a 1ª série em 2021; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo (a); estar, atualmente, engajado (a) em iniciativa (s) de empreendedorismo e/ou impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

Pandemia
A realização do intercâmbio presencial nos Estados Unidos depende das condições de saúde, segurança e viagem e também da aprovação do Departamento de Estado dos EUA quanto à implementação de um intercâmbio presencial em julho de 2022. Caso isso não seja possível, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio virtual em formato interativo e inovador.

Jovens Embaixadores
Atualmente, o programa é implementado em todos os países do continente americano. O Jovem Embaixador é realizado em parceria com as empresas FedEx, IBM e MSD, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, da USBEA, do Grupo + Unidos – fundo de investimento social colaborativo formado por empresas norte-americanas estabelecidas no Brasil e da PLT4Way – iniciativa de Impacto Social no Ensino de Língua Inglesa.

Os interessados em participar do programa têm até o dia 9 de fevereiro de 2022 para realizar a sua inscrição. (Foto: Divulgação/Seed).