Unidade ambulatorial vai ofertar atendimento especializado em reabilitação motora, respiratória e psicológica.
O Governo do Amapá entrou na fase de ajustes finais para a inauguração do Restaurar – Centro de Reabilitação Pós-Covid.
A mobília e os equipamentos de saúde já estão sendo instalados. A nova unidade tratará pacientes que sofrem de sequelas motoras, respiratórios e psicológicas do novo coronavírus.
Foram investidos R$ 542 mil do Tesouro Estadual para adaptação e reformas das redes hidráulica e elétrica, telhado, recepção, triagem, consultórios, salas de fisioterapia motora e respiratória. O espaço fica em um prédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Centro de Macapá.
Além de reabilitação, serão ofertados pelo Restaurar serviços ambulatoriais médicos, de enfermagem, terapia ocupacional, nutricionista, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e educação física.
O paciente poderá ser encaminhado para atendimento após alta dos centros de tratamento da covid-19 ou por livre demanda, caso ainda tenha sequelas persistentes após a doença. Através da triagem clínica, que será feita durante o primeiro acolhimento, serão determinados quais os atendimentos necessários para cada paciente.
O técnico em planejamento da Sesa, Sávio Sarquis, explicou que as sequelas a longo prazo causadas pela covid-19 criaram a necessidade de um serviço especializado.
“Estivemos na linha de frente no combate à doença, e vimos que após as altas os pacientes ainda tinham necessidade de atendimentos ambulatoriais mais específicos em vários aspectos como físico, psicológico e até mesmo social, já que a reabilitação do paciente é multidisciplinar e envolve vários fatores”, disse.
Todo o mobiliário e equipamentos que serão usados no centro foram doados em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e já estão em fase de montagem.

Equipamentos serão utilizados para fisioterapia de pacientes com sequelas motoras, respiratórias e psicológicas. (Foto: Claudia Cavalcanti).