Já são conhecidos 4 candidatos ao cargo de Governador do Estado do Amapá: Lucas Abraão (REDE), Clécio Luís (Solidariedade), Piedade Videira (PSB) e Jaime Nunes (PROS). Os três primeiros já com a anuência oficial de seus respectivos partidos, já o quarto, apesar de estar na estrada por mais tempo, ainda não tem a bênção do PROS.

MAIS 5 DIAS
O governador que se eleger em 2022 terá seu mandato esticado por 5 dias, uma vez que tomam posse no dia 1.º de janeiro de 2023 e só darão posse ao seu sucessor no dia 6 de janeiro de 2027. Esta é uma das alterações feitas na Constituição da República e que já está em vigor.

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS
As eleições de 2022 virão com novidades. As eleições proporcionais oferecem, para cada unidade partidária – Partido ou Federação –, modificações importantes além do fato de não permitir coligação. Cada unidade partidária (partido ou federação) poderá disputar as eleições proporcionais com o número de candidatos igual ao número de vagas por UF mais 1.

NOMINATAS
As nominatas, o nome que os dirigentes partidários estão dando à relação de candidatos por partido ou federação, passaram a ser importantes e, nesse tempo de “janela aberta” conquistar candidatos com possibilidade de 4 a 5 mil votos, ganhou uma importância tremenda para os partidos que precisam fazer pelo menos 80% do quociente eleitoral para entrar nas disputas das vagas do resto.

MÍNIMO DE VOTOS
Para um partido ou federação disputar vagas restantes, se houver (mesmo sendo grandes as chances de haver), precisa que o partido ou a federação tenha, no mínimo, uma quantidade de votos um pouco superior a 40 mil, no caso de deputado federal; e um pouco mais de 16 mil, no caso de deputado estadual.

PARA O SENADO
Até agora, além do senador Davi Alcolumbre (UB) que vai disputar a reeleição para o cargo de Senador, os partidos ou coligações (pode nas eleições majoritárias) ainda não anunciaram os seus pré-candidatos, o que deverão fazê-lo depois da janela. Eleição de 2022 elege um terço do Senado, ou seja 1 por UF. Nestas condições, em 2014, foram apurados como votos válidos 383.015 votos e o senador Davi foi eleito com 131.695, ou seja 34,38% dos votos válidos. Foram 9 os candidatos à vaga em 2014.