Ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil) é pré-candidato à reeleição, tem mostrado uma lista de realizações por todo o Estado e boa penetração no eleitorado.
Na corrida eleitoral para o governo do Amapá, ao menos quatro nomes já se apresentam como pré-candidatos: Clécio Luís (Solidariedade), Jaime Nunes (PSD), Lucas Abrahão (Rede) e Piedade Videira (PSB).
Partidos como PT, PRTB e PSB também cogitam indicar nomes que representarão as legendas em outubro, mas ainda não há uma definição sobre o tema. Segundo a Justiça Eleitoral, as candidaturas devem ser escolhidas entre 20 de julho e 5 de agosto, período no qual os partidos devem realizar suas convenções.
A votação do primeiro turno está marcada para 2 de outubro; um eventual segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os pré-candidatos ao governo estadual
Eleito duas vezes vereador de Macapá, Clécio Luís (Solidariedade) foi prefeito da cidade por dois mandatos e deve concorrer ao governo do estado. Após anunciar apoio à candidatura do DEM (atual União Brasil) para a prefeitura da capital, em 2020, decidiu sair da Rede.
Ele é professor da rede pública e tem apoio do grupo formado pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil).
Outro pré-candidato é Jaime Nunes (PDS), dono de um dos maiores grupos empresariais do Amapá, a Domestilar, de lojas de varejo. Também possui uma distribuidora de alimentos e emissoras de comunicação.
Atual vice-governador, ele rompeu com o grupo do governador Waldez Góes (PDT). Nunes tem apoio do atual prefeito da capital, Antônio Furlan (Cidadania).
Também já foi anunciada a indicação do suplente de deputado federal Lucas Abrahão (Rede), após o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), confirmar que irá integrar o núcleo da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.
Randolfe Rodrigues era um dos nomes cogitados para a disputa ao governo do estado. Abrahão é pastor, internacionalista e já foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social de Macapá.
Os pré-candidatos ao Senado
Na disputa para o Senado, há ainda poucas confirmações. A pré-candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil), que tentará a reeleição, é, porém, tida como certa. Alcolumbre é apoiado por importantes lideranças locais.
Entre possíveis pré-candidatos estão ainda o ex-senador Capi (PSB), o empresário e pastor evangélico Guaracy Junior (PTB) e a assistente social Alzira Nogueira (PSOL).

Palácio do Setentrião, em Macapá. (Foto: Arquivo do Jornal Aqui Amapá)