Programa ABC da Cidadania chegou ao município que possui 1.321 eleitores analfabetos.
O lançamento do Programa ABC da Cidadania fez parte dos serviços que o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) levou para o município de Laranjal do Jari, na ação conjunta com o TRE do Pará, na região de fronteira com o município de Monte Dourado.
O Programa de alfabetização de jovens e adultos estabelece parceria com prefeituras e secretarias de educação para que, após alfabetizados, os alunos possam retirar um novo título de eleitor contendo a sua assinatura no lugar da digital.
O presidente do TRE-AP, desembargador Gilberto Pinheiro, idealizador do Programa, participou do lançamento juntamente com a presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, além de representantes da Prefeitura, Secretaria de Educação do Município e alunos participantes do projeto.
Desembargador Gilberto Pinheiro aproveitou para reafirmar sua apreciação pelo potencial de Ecoturismo do Vale do Jari e relembrar os projetos apoiados por ele enquanto presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o Projeto Pirralho, atualmente desativado.
Ainda em Laranjal do Jari, o TRE-AP fez a entrega de cupons do projeto Auxílio Gás, parte da campanha Brasileiros Pelo Brasil, coordenada pelo Tribunal e a Fundação Branco do Brasil que, em parceria com a Petrobras, atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A programação do segundo dia da ação itinerante também passou pelo município paraense de Monte Dourado com o projeto Eleitor do Futuro.
Como parte das atividades, os alunos da Escola Positivo, participaram de palestras, puderam conhecer a exposição dos 500 anos de Eleições no País e votaram na eleição simulada para conhecer a urna eletrônica.

A equipe do Tribunal Regional Eleitoral que acompanha, em Laranjal do Jari, o desembargador-presidente Gilberto Pinheiro. (Foto: Ascom/TRE/AP).