542 candidatos pediram registro de suas candidaturas para as disputas das eleições de 2022. São 6 candidatos para governador, 6 para vice-governador, 8 para o Senado da República, 8 para 1.º suplente, 8 para 2.º suplente, 148 para deputado federal e 358 para deputado estadual.

VAGAS
São 37 vagas para serem preenchidas em 2023: 1 para governador; 1 para vice-governador; 1 para o Senado; 1 para 1.º suplente de senador; 1 para 2.º suplente de senador; 8 para deputado federal e 24 para deputado estadual.

COMPARAÇÃO
Se comparar o n.º de vagas pelo n.º de candidatos, por cargo, fica assim: governador são 6 para uma vaga; senador, são 8 para uma vaga; deputado federal; 19 para uma vaga; deputado estadual; 15 para uma vaga.

COLIGAÇÕES
Amapá para Todos, que apresentou como candidato ao Governo Clécio Luís (Solidariedade), formada pela Federação PSDB/CIDADANIA + REPUBLICANOS + PP + PL + PDT + UNIÃO + SOLIDARIEDADE; Eficiência e Trabalho que apresentou Gilvam Borges (MDB) formada por PROS + PODEMOS + MDB; Pra Mudar de Verdade que apresentou Jaime Nunes formada por PTB + PSC + PROS + PSD + AGIR.

PROS EM DUAS COLIGAÇÕES
Uma questão que será resolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral no momento do julgamento da candidatura. O que não um pode é um partido participar de duas coligações diferentes, apoiando candidatos diferentes, e logo para o cargo de governador do Estado do Amapá.

PARTIDOS
Com relação aos partidos que lançaram candidatos ao cargo de governador temos o PSTU que lançou Gianfranco; o PRTB que lançou Gesiel de Oliveira; e PCO que lançou Jairo Palheta. Natural que os vices de cada um dos candidatos de partidos “solteiros” tenham como respectivos vices, filiados do mesmo partido.